Imagem de fundo

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi protagonizada pela elite artística e cultural paul...

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi protagonizada pela elite artística e cultural paulista que visava criar uma cena em que pudesse expressar suas ideias e desenvolver o seu trabalho. O impacto da manifestação é potencializado pelo contexto em que ocorre. O nacionalismo emergente do pós-Primeira Guerra Mundial e a industrialização que se estabelece, especialmente em São Paulo, motivam intelectuais e jovens artistas para criar novos projetos culturais. As comemorações do Centenário da Independência do Brasil os incentivam a traçar um perfil estético mais livre, com a quebra de cânones que eram vistos como obstáculos à renovação da criatividade artística.


AJZENBERG, Elza. A Semana de Arte Moderna de 1922. Revista de Cultura e Extensão. USP: 2012, p. 26. Adaptado.


Com base no texto, assinale a opção que contextualiza corretamente o movimento da Semana de Arte Moderna de 1922.

A

O movimento foi influenciado pelas vanguardas europeias, de modo que os modernistas brasileiros buscavam estabelecer a filiação estética da brasilidade na matriz ocidental.

B

A Semana ocorreu em São Paulo que, no início do século XX, era a maior e mais importante cidade do país, exercendo a função de epicentro artístico e cultural do Brasil republicano.

C

O evento, apesar de protagonizado por uma elite branca, mostrava temas relacionados à cultura e à visualidade de matriz africana e afrodescendente, adotando um conceito plural de brasilidade.

D

A Semana de 1922 impulsionou o Modernismo brasileiro, caracterizado pela liberdade expressiva do parnasianismo e pelo caráter revolucionário da imaginação romântica na pintura e na poesia.

E

O ano de 1922 marcou o centenário da independência, tendo sido um momento importante na construção da identidade nacional e de uma arte que aspirava ser genuinamente brasileira.