Imagem de fundo

A porção do Sudeste Goiano denominada “região da Estrada de Ferro”, após ter passado po...

A porção do Sudeste Goiano denominada “região da Estrada de Ferro”, após ter passado por um período de crescimento econômico no início do século XX, a partir de 1930, enfrentou a estagnação, vindo a recuperar sua primazia apenas a partir dos anos de 1970.



Patrícia Francisca de Matos. Estrada de Ferro: o anúncio   das metamorfoses de modernização do território   no Sudeste Goiano. In: Revista eletrônica   Ateliê Geográfico, UFG-IESA, p. 14. 



Com  relação  à  formação  econômica  de  Goiás  e  às  suas  transformações ao longo do século XX, assinale a alternativa  correta.

A

A estagnação ocorrida a partir de 1930 tem, entre seus motivos, a expansão da ferrovia até Anápolis, o que viria a consolidar o domínio comercial por outras regiões do estado.

B

A construção de Goiânia não impactou na decadência da região da Estrada de Ferro, visto que sua influência econômica se deu apenas no campo político.

C

Liderados por Mauro Borges, grupos que se opunham aos coronéis da região da Estrada de Ferro investiram na modernização de outras áreas e contribuíram, nos anos 1930, para a decadência dessa região.

D

Apesar da estagnação econômica referida, o Sudeste Goiano viveu, entre 1930 e 1970, um forte incremento na dinâmica populacional, tornando-se a região mais populosa do estado.

E

Mesmo com menor fluxo de capitais em relação às décadas anteriores a 1930, a região da Estrada de Ferro continuou sendo, até 1970, grande exportadora de produtos da agropecuária.