Imagem de fundo

O conceito de Estado Falido ou frágil refere-se ao grau de vulnerabilidade diante de co...

O conceito de Estado Falido ou frágil refere-se ao grau de vulnerabilidade diante de conflitos, guerras externas ou internas e desagregação socioeconômica de seus habitantes. O Fundo pela Paz e Política Internacional (The Fund for Peace - FFP) criou um ranking mundial dos Estados falidos, que é divulgado anualmente. Para a elaboração desse ranking, é considerada uma série de doze diferentes fatores, pontuados de 1 a 10 cada, e que abrange temas como conflitos sociais, riscos de terrorismo, índices de corrupção. Assim, quanto mais próximo de 120 pontos, maior o grau de falência de Estado. Considerando o conceito de Estado falido e a recente publicação do Índice de Fragilidade dos Estados, marque a alternativa INCORRETA.

A

Os casos mais comuns de Estados Falidos encontram-se em países recentemente independentes ou pertencentes a regiões do mundo subdesenvolvido completamente frágeis politicamente, tais como a África Subsaariana, o Oriente Médio, a América Latina.

B

A "falência" do Estado não é necessariamente econômica, mas sobretudo estrutural, social e política, estando muitas vezes relacionada com a dificuldade de proteção das fronteiras, com a fraqueza frente a invasões estrangeiras ou com a eclosão de guerras civis.

C

Os Estados falidos são considerados uma ameaça à comunidade internacional porque, em geral, são campos de treinamento e refúgio de grupos terroristas ou guerrilheiros, além de serem áreas de produção de drogas ilícitas ou regiões de pirataria, a exemplo da Mongólia, Kuwait e Armênia.

D

Territórios com maior fragilidade política, econômica e social que apresentam um grande número de jovens desempregados e um cenário estrutural delicado são mais propensos para o surgimento de levantes sociais ou da manipulação de sua população por parte de grupos armados com propósitos escusos.

E

Apesar da grande evolução das instituições democráticas, dos avanços no combate ao crime organizado e à corrupção, principalmente a partir das ações empreendidas pela Operação Lava Jato, na edição de 2016 do ranking da FFP, o Brasil foi classificado como país de risco.