A ucraniana que ganhou “Nobel da Matemática” por resolver problema sem solução desde o século 17
Maryna Viazovska é a segunda mulher na história a ganhar a Medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel de matemática. Até então, apenas uma mulher, a iraniana Maryam Mirzakhani, havia recebido essa medalha, que começou a ser concedida em 1936 para os maiores feitos matemáticos do mundo. “Viazovskaé uma matemática brilhante”, disse Christian Blohmann à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC. “Eu a admiro porque sua solução para o problema de empacotamento de esferas é muito bonita e extremamente inesperada.” O pesquisador do Instituto Max Planck de Matemática, na Alemanha, refere-se ao fato de que em 2016 Viazovska resolveu dois casos do famoso problema geométrico que o grande cientista alemão Johannes Kepler propôs no século XVII.
(Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2022/07/07/a-ucraniana-que-ganhou-nobel-da-matematica-por-resolver-problema-sem-solucao-desde-o-seculo-17.ghtml. Acesso em: 07/07/2022.)
Sobre o Prêmio Nobel, assinale a afirmativa INCORRETA.
Na categoria de Literatura, Guimarães Rosa foi o único brasileiro a receber o prêmio.
As categorias participantes são: Química; Física; Fisiologia ou Medicina; Literatura; e, Paz.
Os vencedores de cada categoria recebem um diploma; uma medalha de ouro de 18 quilates; e, uma quantia de milhões de coroas suecas.
É considerado uma das principais premiações mundiais com o objetivo de reconhecer as pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade.