“A era do aquecimento global acabou; a era da ebulição global chegou” (Nações Unidas Brasil. Coletiva de imprensa do secretário-geral da ONU sobre o clima. 2023).
A afirmação acima foi elaborada no pronunciamento do secretário geral das Nações Unidas António Guterres na Conferência das Partes (COP-28) sobre mudanças climáticas realizada entre novembro e dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Responda a alternativa que explica o comentário crítico do secretário.
O Secretário Geral da ONU alertou para o atual estágio do aquecimento global proporcionado principalmente pela queima de combustíveis provenientes de energias alternativas, fazendo menção para a transição energética menos poluente.
O pronunciamento foi considerado um equívoco, pois as pesquisas relacionadas a temperatura do planeta ligadas a Organização Meteorológica Mundial, mostram que o ano de 2023 foi o menos rigoroso em relação às temperaturas extremas do nosso planeta.
As decisões da Conferência Climática alinharam-se com as preocupações do Secretário, dando ênfase ao aquecimento global e os principais países poluidores se comprometeram em elaborar estudos para diminuir a queima de energias alternativas.
O Secretário Geral da ONU, alertou para o atual estágio do aquecimento global, o qual está entrando em uma fase que pode se tornar irreversível, chamando a atenção dos países que compõem o G20 para se empenhar na ação climática e na justiça climática.