Questões de Concurso sobre Arte e Cultura

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.233 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na história do cinema brasileiro é considerado o “o filme inaugural do Brasil no Oscar”, tido como a maior premiação do cinema:


A

O que é isso companheiro (1998);


B

O quatrilho (1996);


C

O pagador de promessas (1963);


D

Cidade de Deus (2004);


E

Central do Brasil (1999).

No cenário cultural brasileiro, Deborah Colker é grande destaque na(s):


A

Novelas.


B

Artes Plásticas.


C

Arquitetura.


D

Música.


E

Dança.

Quinto ocupante da Cadeira no 3 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele foi eleito em 23 de março de 2000 e tomou posse em 31 de maio do mesmo ano. Nasceu no Rio em 14 de março de 1926. Começou a carreira em 1952 como redator da Rádio Jornal do Brasil. Também passou pelas redações do Correio da Manhã, da Folha de S.Paulo e da rádio CBN. Como escritor, ganhou três prêmios Jabuti pelos romances Quase Memória, A Casa do Poeta Trágico e Romance sem Palavras. Segundo a ABL, com o golpe militar de 1964, foi preso várias vezes e passou um período na Europa e em Cuba. Morreu na noite de ontem, 05 de janeiro de 2018, aos 91 anos.


(Kleber Sampaio. EBC. http://goo.gl/NZY1Ve. 06.01.2018. Adaptado)


A notícia trata de


A

Antonio Candido.


B

Luis Carlos Maciel.


C

Carlos Heitor Cony.


D

Geneton Moraes Neto.


E

Luiz Alberto Moniz Bandeira.

Quais são os principais personagens da literatura infantil brasileira criado pelo autor Monteiro Lobato.


A

Narizinho, Visconde e Pedrinho.


B

Príncipes das águas claras, a Cigarra e a Formiga.


C

Emília, Dona Carochinha e Hércules.


D

Nenhuma das alternativas.

O modernismo brasileiro foi um movimento cultural que repercutiu sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. O quadro “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, por exemplo, é uma das principais obras do movimento modernista no Brasil. Sobre este período é incorreto afirmar que:


A

O Rio de Janeiro se caracterizou como o centro das ideias modernistas, onde se encontrava o “fermento” do novo.


B

O Modernismo Brasileiro foi um movimento de amplo espectro cultural que convergiu elementos das Vanguardas Europeias antes da Primeira Guerra Mundial.


C

A Semana de Arte Moderna de 22 foi o ápice do projeto modernista, que visava atualização das artes, e a sua identidade nacional.


D

Lasar Segall, Anita Malfatti e Victor Brecheret foram artistas importantes para o Modernismo Brasileiro.

O baiano Gilberto Gil (1942) é cantor, compositor e instrumentista, foi um dos criadores do Movimento Tropicalista nos anos 60. Além de cantor, Gilberto Gil já exerceu entre os anos de 2003 e 2008 o cargo no governo federal de:


A

Ministro da Educação.


B

Senador.


C

Ministro da Cultura.


D

Deputado Federal.

A Inspetoria de Monumentos Nacionais, primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil, foi criada em 1915 e estava vinculada ao Museu das Missões.


C

Certo


E

Errado

A cultura brasileira é consequência da mistura de variados grupos étnicos que contribuíram para que a população do Brasil fosse formada. Analise as afirmativas abaixo relacionadas a cultura brasileira de algumas regiões do Brasil.

I) A região Norte do Brasil, apresenta diversas festas típicas e também manifestações no campo cultural. Entre elas, destacam-se o carnaval, a marujada, a cavalhada, a festa do bumba meu boi, os caboclinhos, a ciranda, o reisado, a capoeira, o frevo, o maracatu, a ciranda, o terno de zabumba e o coco.

II) Na região Centro-Oeste do Brasil, a cultura também é bem diversificada, já que recebeu influência dos paulistas, dos bolivianos, dos indígenas, dos mineiros e dos paraguaios. Nas festas típicas, podemos destacar o cururu. Na culinária dessa região, fazem parte dos pratos típicos o arroz carreteiro, o empadão goiano, o cural, o arroz boliviano, o arroz com pequi, a maria isabel, a sopa paraguaia, o angu, a pamonha e os peixes do Pantanal, como o pacu, o pintado, o dourados e tantos outros.

III) Na região Sudeste, se destacam na cultura as congadas, o samba de lenço, o caiapó, a festa do peão de boiadeiro, a festa do divino, a festa dos santos padroeiros, a festa do bumba meu boi, a festa de Iemanjá, o carnaval, os festejos da época de páscoa, as cavalhadas, o batuque, a dança de velhos e também a folia de reis. Nesta região brasileira, a culinária tem forte influência dos índios, dos imigrantes da Ásia e da Europa e dos escravos. Além disso, ela é conhecida por ser bem diversificada, onde nos pratos típicos podemos destacar o pão de queijo, o cuscuz paulista, a pizza, a feijoada, a moqueca capixaba, a carne de porco, o bolinho de bacalhau, o virado à paulista, a farofa, o feijão tropeiro, o aipim frito.

Estão CORRETAS as afirmativas:


A

Somente I e III.


B

Somente II e III.


C

Somente I e II.


D

Nenhuma das alternativas.

A preocupação com o patrimônio no Brasil teve início na década de 20 do século passado, com a realização da Semana de Arte Moderna em 1922, da qual participaram Mário de Andrade e Lúcio Costa; contudo, somente em 1972 foram editados os primeiros decretos e resoluções em prol da salvaguarda dos patrimônios nacionais.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão

O artista acreano Ueliton Santana montou sua instalação de rede/pipa e explicou seu sentido: "a rede é um elemento muito forte de identidade, pois nos acompanha desde o nascimento, como uma extensão do embalo materno, até a morte, quando muitos são enterrados em redes. E também embala nossos sonhos e nos convida a uma reflexão".

Nessa instalação, o artista


A
explora a rede como objeto identitário da sociedade amazônica.

B
associa o caráter lúdico da pipa às origens indígenas dos amazonenses.

C
mostra os diversos usos da rede entre os povos da floresta.

D
se refere às tradições indígenas e ao folclore da Região Norte.

E
valoriza o artesanato e os saberes populares amazônicos.

Sobre as comemorações das festas juninas:


I - Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades; são feitos deste alimento: pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho.

II - As tradições fazem parte das comemorações, o mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.

III - Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar, no dia 13 deste santo, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

IV - De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos franceses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal, mas que passou por várias invasões francesas.);

V – a origem desta festa retoma a antiguidade clássica e representa uma festa pagã incorporada pela crença popular.


A

I, II e III estão certas;


B

II, III e IV estão certas;


C

I. III e IV estão certas;


D

I, II, III e V estão certas;


E

Todas estão certas.

Observe este fragmento da letra da canção Tocando em Frente, imortalizada na voz do cantor Almir Sater:

Ando devagar porque já tive pressa

e levo esse sorriso, porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe

eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, eu nada sei

...

Penso que cumprir a vida seja simplesmente

compreender a marcha, e ir tocando em frente

como um velho boiadeiro levando a boiada,

eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, de estrada eu sou

Disponível em https://www.letras.mus.br/almir-sater/, acessado em 31/12/2017.

A letra da canção apresentada remete a uma importante característica da diversidade cultural de nosso estado, que além de estar associada a uma característica geográfica ainda se conecta à nossa economia. Assinale a alternativa correta que apresenta esta característica:


A

a cultura do tereré, bebida típica de nossa região.


B

ao nosso folclore, ricamente apresentado em músicas, histórias e conhecido em todo o país após o final da Guerra do Paraguai.


C

a cultura da pesca esportiva e da pesca ribeirinha.


D

a cultura da comitiva de gado, utilizada para transportar o gado durante os períodos de cheias anuais do Pantanal.


E

ao hábito de tocar a viola caipira, muito comum no Mato Grosso do Sul e associado à cultura do interior do país.

Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado, publicou seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.

Disponível em: http://www.jorgeamado.org.br/?page_id=75 >Acesso em: 14/12/2017<


Com relação às obras de Jorge Amado, assinale a alternativa que corresponde respectivamente, à minissérie e à telenovela baseada em obras desse autor:


A

Gabriela e Capitães da Areia.


B

Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tieta.


C

Terras do Sem-Fim e São Jorge dos Ilhéus.


D

Mar Morto e Tenda dos Milagres.

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional do Rio. O maior museu de história natural do Brasil tinha um acervo de 20 milhões de itens. Segundo a http://agenciabrasil.ebc.com.br:


(i) O acervo Museu Nacional do Rio continha itens de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

(ii) No Museu Nacional do Rio estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas.

(iii) O Museu Nacional do Rio é a mais antiga instituição histórica do país, pois o local foi fundado por Dom João VI, em 1818.

(iv) O museu é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com perfil acadêmico e científico.


Analisando os itens, podemos afirmar que


A

apenas (i) e (iv) são verdadeiros.


B

apenas (ii), (iii) e (iv) são verdadeiros.


C

apenas (ii) e (iv) são verdadeiros.


D

todos são verdadeiros.

Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Éder de Oliveira produz, em grandes dimensões, retratos realistas e monocromáticos do homem amazonense, transpondo para as telas, os rostos de pessoas estampados nas páginas criminais de jornais paraenses ou até de detentos. A investigação estética do artista


A
usa o retrato como símbolo de status social.

B
confere visibilidade a homens marginalizados.

C
denuncia a criminalidade com imagens impactantes.

D
reflete sobre a origem étnica dos brasileiros.

E
promove uma imagem positiva da mestiçagem.

Sobre o Cinema Brasileiro, quais cantores e compositores brasileiros foram indicados ao Oscar, o maior e mais consagrado prêmio da indústria cinematográfica, por melhor trilha sonora de um filme no ano de 2012.


A

Jorge Drexler e William Hurt.


B

Carlinhos Brown e Sergio Mendes .


C

Marisa Monte e Arnaldo Antunes.


D

Nenhuma das alternativas.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892- 1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade de São Paulo, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população. O MASP é um projeto de:


A

Oscar Niemeyer


B

Lina Bo Bardi


C

Roberto Burle Max


D

Ruy Othake

Aleijadinho foi escultor e arquiteto, artista plástico do barroco mineiro, e é até hoje considerado por muitos a maior expressão da arte brasileira.


Na época, a descoberta da pedra sabão abriu novos horizontes a Aleijadinho, que esculpiu dois púlpitos para a Igreja de São José de Vila Rica. O ponto mais alto da arquitetura de Aleijadinho seria atingido num projeto da Igreja São Francisco de Assis.


Assinale a alternativa que apresenta o nome real do Aleijadinho:


A

João Antonio Lisboa


B

Antônio Francisco Lisboa


C

Jorge dos Anjos


D

Alfredo Ceschiatti

   
Gerar simulado