

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Pertencem ao patrimônio cultural do Cariri, EXCETO:
Museu de Paleontologia;
Museu de Patativa do Assaré;
Banda Cabaçal de Mestre Aniceto;
Os pífanos de Zabé da Loca;
Casa da Feitoria.
Observe a charge a seguir e estabeleça a relação com as informações contidas abaixo, marque a opção que melhor estabelece diálogo com a mensagem passada pela charge:

somos hoje uma nação que, tendo tomado consciência de si mesma e de seus destinos, procura (se é que já não o encontrou) o caminho para se afirmar e realizar-se na plenitude de suas forças. Nenhum acontecimento, nenhuma pressão externa seria capaz (creio eu) de nos desviar dos rumos que essa consciência, as nossas possibilidades e o constante esforço para aproveitá-las já nos traçaram. Por certo que não é esse caminho fácil de percorrer, não só devido às oscilações e conflitos, no plano internacional, como também em face das contradições internas e da diversidade de aspectos e tendências regionais. (http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123250/119605 adaptado)
para se atingir um patamar mais consistente, será necessária uma visão mais orgânica e retrospectiva, capaz de avaliar e refletir sobre experiências prévias. Tal estágio será tanto mais distante e inatingível quanto mais as pastas de cultura forem entregues a artistas e intelectuais consagrados que, na falta de um passado de administradores e de vontade política, tenderem a se comportar como "medalhões", julgando-se autorizados a orientar a ação de governo por linhas que sigam apenas suas preferências pessoais. Isso sem mencionar - pior ainda - aqueles secretários que são escolhidos "à força" porque nenhum partido tenha se interessado por uma área tão pouco atrativa na partilha do orçamento e dos cargos politicamente compensadores. Esses dirigentes "de ocasião" com facilidade aspiram a marcar sua presença com projetos "de impacto", que, na maioria das vezes, consistem em "reinventar a roda". (São Paulo Perspec. vol.15 no.2 São Paulo Apr./June 2001 – adaptado)
A paisagem cultural só se enriquece e se diversifica consistentemente no longo prazo, fruto de processos de aprendizado e transmissão que alargam o repertório de gosto, a sensibilidade ao fazer artístico e o bolsão de amadorismo em que navega a maioria das pessoas que se sentem participantes desse pequeno universo. São esses processos que, em grande parte, dilatam socialmente as práticas amadoras, entendidas como o viveiro em que germinam e se consolidam as trajetórias que levam ao profissionalismo em artes e outras expressões culturais. (Idem);
Para que o Estado efetue, de forma concreta, a proteção à cultura em seu sentido antropológico, sendo esta toda manifestação de um determinado grupo de pessoas, é necessário que exista vinculo fundamental com o principio basilar do ordenamento jurídico brasileiro, o principio da dignidade da pessoa humana. Relaciona-se com o questionamento feito por quem inicia o estudo dos direitos culturais, se deveria o Estado tutelar de forma isonômica, tudo que é entendido como cultura. Pois mesmo neste sentido tão amplo de cultura, o Estado deve dispensar proteção a manifestações de cunho degradante ao ser humano, como por exemplo praticas voltadas simplesmente a finalidade de lucro, relativizando o valor do ser humano; (www.direitosculturais.com.br/download.php?id=124)
Se nos detivermos na realidade brasileira podemos perceber o quanto as políticas culturais avançaram no sentido de contemplar a diversidade cultural do país, com destaque para a esfera federal da gestão púbica da cultura no Brasil. A última década foi especialmente estimulante tanto para o debate quanto para a implementação de políticas e gestões públicas de cultura focadas em abarcar a diversidade cultural.(http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/files/2014/06/Alice-Pires-de-Lacerda.pdf).
“A conquista de um centro de conexões internacionais no Nordeste, em operação desde maio deste ano, marca o início de uma nova fase no turismo cearense e transforma Fortaleza em um dos principais portões de chegada de estrangeiros ao Brasil. Em um ano, o número de voos internacionais já confirmados vai triplicar. Enquanto em 2017 eram 14 frequências semanais chegando de 8 origens, até abril de 2019 serão 48 ligações por semana, trazendo turistas de 14 cidades da América, Europa e África.” Ministério do Turismo, 04 de setembro de 2018. Sobre a atividade econômica do turismo no Ceará marque a alternativa correta:
O desenvolvimento das atividades do turismo e as demais áreas a elas conectadas propicia a geração de emprego e renda no Ceará se constituindo um dos principais setores da economia local;
O Ceará não possuía até o ano de 2017 nenhuma iniciativa para o desenvolvimento do turismo, sendo agora um setor inicial na economia local;
As ações voltadas para o turismo no Ceará tem se desenvolvido graças à iniciativas exclusivas do setor privado, especialmente vinculado às companhia aéreas, hotéis de matriz internacional e companhia de oferta de cruzeiros marítimos;
As áreas de distribuição para a exploração da atividade turística no Ceará se encontram localizadas exclusivamente no interior do Estado;
O desenvolvimento do setor de turismo no Ceará tem enfrentado como principais obstáculos a falta de investimentos do setor público estadual e federal e a total ausência de atendimento à turistas estrangeiros.
Com relação aos aspectos do Município de Mauriti no que se refere aos seus Distritos é correto afirmar:
São Distritos de Mauriti: Coité; São Miguel; Buritizinho; Palestina; Umburana; Anauá;
Mesmo tendo um dos maiores territórios dentre os municípios da região, Mauriti possui apenas dois Distritos: Palestina e Anauá;
São Distritos de Mauriti: Coité; São Miguel; Jamacarú; Dom Quintino (Bispo fundador); Palestina; Marapuá;
São Distritos de Mauriti: Olho D’Água; São Sebastião; Santo Antônio; Quixabinha; Mirante;
Com sua reduzida extensão territorial o município de Mauriti não possui Distritos.
São distritos do Município de Mauriti:
Palestina; Coité; Buritizinho;
Dom Quintino, Lameiro, Ponta da Serra;
Umburanas, Palestina, Dom Quintino;
Palestina, Olho D’Aguas, Gavião;
Umburanas, Buritizinho, Mirante.
Sobre a bandeira de Canindé, é INCORRETO afirmar que
seu desenho consiste em um retângulo dividido horizontalmente em duas faixas de mesma largura: uma superior amarela e uma inferior verde.
na parte superior esquerda, há duas mãos cruzadas, ambas com chagas.
um ramo de trigo, representa o seu principal produto agrícola.
um boi, representando a pecuária.
a cabeça de Hermes que representa o comércio.
O PERFIL BÁSICO MUNICIPAL é um documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) com o intuito de apresentar uma visão panorâmica dos municípios que compõem o Estado do Ceará. Analise as afirmativas a seguir sobre a caracterização geográfica do Município de Canindé, descrita nesse documento, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Município de origem: Quixeramobim.
( ) Ano de criação:1864.
( ) Lei de criação:365.
( ) Toponímia: De denominação de tribo tapuia que habitava a região.
( ) Etimologicamente existem duas versões: Teu Seio ou Tua Cama e, ainda, Teu Mato.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
V – F – F – V – V.
V – F – V – V – F.
F – F – V – V – F.
V – F – V – V – V.
F – V – V – V – F.
Considere as seguintes afirmações a respeito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA:
I. A UVA foi reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará no ano de 1994.
II. O Parecer do Conselho de Educação do Ceará reconhecendo a UVA foi homologado pelo Governador Cid Ferreira Gomes.
III. Monsenhor Francisco Sadoc de Araújo foi o fundador e o primeiro reitor da UVA. IV. A UVA é uma autarquia estadual.
Está correto o que se afirma somente em
II e IV.
I e IV.
I e III.
II e III.
Sobre o Município de Aracati, assinale a alternativa correta.
Aracati tem população estimada pelo IBGE, para 2017, em 83 mil habitantes e densidade demográfica de 72 hab/km².
A formação populacional do Município de Aracati, diferentemente do que aconteceu no restante do Estado do Ceará, é caracterizada pela miscigenação dos povos indígenas catequizados e do homem branco de origem portuguesa, sem a presença do elemento africano.
Na educação, de acordo com o Censo 2010, o município destaca-se por ser o melhor da região nos índices de escolarização de 6 a 14 anos, com taxa de 98,5% de escolarização.
O salário médio mensal dos trabalhadores formais, no Município de Aracati, está entre os maiores do Estado, ocupando a 25ª posição, com média de 1,8 salários mínimos.
O(a) autor(a) da música do Hino é
Dr. Andrade Furtado.
Maria Rita Linhares.
Padre Cauby Jardim Ponte.
Maestro J. Ratinho.
Monsenhor José Mourão.
O(a) autor(a) da letra do Hino é
Monsenhor José Mourão.
Padre José de Abreu Lima.
Maria de Jesus Soares.
Manoel Messias.
Dr. Andrade Furtado.
Uma guerra de facções, em meio a uma onda de violência, está por trás do assassinato de 14 pessoas em uma casa de forró no último sábado (27 de janeiro). Uma pessoa foi presa. A casa de forró era frequentada por membros de uma das facções, disseram um policial militar e moradores do bairro; o ataque é atribuído pelas mesmas pessoas a outra facção.
(G1, 29.01.2018. Disponível em: <https://goo.gl/tyqXYp>. Adaptado)
Policiais militares, civis e bombeiros decidiram nesta terça-feira (9 de janeiro) pôr fim à paralisação das categorias, que durou 22 dias. Em reunião nesta tarde com representantes de associações de classe, o governador aceitou as reivindicações das categorias e prometeu não abrir processo administrativo ou qualquer outra sanção contra nenhum agente pela paralisação.
(Folha de S.Paulo, 09.01.2018. Disponível em: https://goo.gl/sRkS1A. Adaptado)
As duas notícias tratam, respectivamente,
do Ceará e do Rio Grande do Norte.
de Pernambuco e de Sergipe.
do Piauí e do Maranhão.
da Paraíba e do Pará.
da Bahia e de Alagoas.
Assinale a alternativa que contempla o nome do escritor brasileiro e um dos principais representantes do naturalismo do Brasil, que nasceu na cidade de Aracati – CE.
João Guimarães Rosa.
Adolfo Caminha.
José de Alencar.
Euclides da Cunha.
O centro histórico de Aracati relembra o progresso econômico que se expressava na opulência das edificações da sociedade colonial. Segundo Leal (1995), os sobrados avarandados e decorados com azulejos portugueses, destacavam em suas fachadas a bica, a beira e a sobre-beira. A casa que apresentava bica, beira e sobre-beira significava que seu proprietário:
era uma pessoa modesta.
não era natural do Município de Aracati.
era uma pessoa de boa situação financeira.
era um homem de posse, de posição social mais elevada.
Sobre a criação da Capela da Padroeira que simboliza o marco inicial da História do povo de Mauriti, a autora Mary Hismênia S. D. N. de Figueiredo afirma: “A capela de N. Sra. da Conceição nasceu numa área doada pelo Capitão Miguel Dantas, no cumprimento de uma promessa alcançada para livrar-se do cólera-morbus em 06-09-1870. ” Considerando essa citação assinale a alternativa INCORRETA sobre a fundação de Mauriti.
O fator religioso é de grande importância na formação histórica da cidade de Mauriti;
A formação histórica da cidade de Mauriti foi organizada a partir de inciativas de sujeitos históricos com forte participação da religiosidade;
Mesmo contando com poderes econômicos e religiosos da Igreja no Cariri, a criação da capela necessitou do apoio de lideranças politicas e sociais do lugar;
A criação da cidade Mauriti naquele momento foi um ato exclusivamente politico, não tendo relações religiosas;
A Igreja Católica teve participação na criação de várias cidades do Cariri Cearense como Mauriti.
Sobre o município de Quixeré e seu processo de emancipação política, assinale a opção CORRETA.
O município de Quixeré foi instituído em 1870 através da Lei provincial nº 1.347, que criou o novo município a partir de um desmembramento do munícipio de Quixeramobim, que se havia desenvolvido largamente no século XIX em virtude da instalação da estrada de ferro que ligava o Cariri a Fortaleza.
A ocupação definitiva de Quixeré teve início com o funcionamento das charqueadas no Ceará no século XVIII, que possibilitaram a competitividade da pecuária no estado. Contudo, a elevação da vila à categoria de cidade só se daria em outubro de 1842.
Graças à pecuária, Quixeré foi elevada a vila em 1738 e, em 1842, obteve a categoria de cidade. Devido a sua importância econômica, Quixeré foi uma das cidades que tiveram projetos urbanísticos planejados na corte, Lisboa.
Na segunda metade do século XIX, a atual região do município de Quixeré começa a ser habitada, dando início a um povoado, com o nome de Tabuleiro, que se desenvolveu substancialmente graças às atividades missionárias da construção da Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Quixeré foi elevada à categoria de vila em 1933, mudando seu nome para o atual. E, em 11 de abril de 1957, foi elevado à categoria de cidade.
Em 1832, Quixeré foi elevada à categoria de vila, entretanto, ainda pertencia à Província do Piauí, onde permaneceu até 1880. Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim para o Piauí, em 1911, as terras de Quixeré foram cortadas pela ferrovia, sendo a vila, então, elevada à categoria de cidade.