Imagem de fundo

Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invej...

Transformando-se em referência da atual ordem econômica global, a China apresenta invejáveis índices anuais de crescimento e amplia sua presença nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetória chinesa, que vence a barreira do atraso e da miséria e se insinua como potência mundial, assinale a opção correta.

A

As reformas introduzidas por Deng Xiaoping, ainda que vigorosas, reafi rmam o modelo de economia socialista que tanto êxito obtivera durante as décadas de liderança incontestável de Mao Zedong.

B

Ao escolher não ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC), por certo que a China pretendeu ganhar liberdade para agir no comércio global, não se submetendo às imposições legais a que estão sujeitos seus concorrentes.

C

Um dos aspectos mais notáveis apresentados pela renovada China dos dias atuais é a convergência entre duas formas de abertura: a econômica, que promove o crescimento, e a política, que democratiza o país.

D

A transformação da China em potência mundial implica, além de mudanças na orientação da economia, pesados investimentos na educação, cujo sistema baseado no mérito remonta ao passado imperial do país.

E

Apesar das visíveis mudanças de comportamento, a China ainda mantém forte viés ideológico em sua inserção internacional, privilegiando as relações com os inúmeros parceiros identificados com a causa revolucionária marxista.