Imagem de fundo

Em 11 de março de 2011, aconteceu um terremoto de magnitude 9 na região de Tohoku (nord...

1
Q764567
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Em 11 de março de 2011, aconteceu um terremoto de magnitude 9 na região de Tohoku (nordeste do Japão), que desencadeou um tsunami em todo o litoral. Uma onda de quase 15 metros de altura arrasou as instalações da central nuclear Fukushima Daiichi, afetando os sistemas de resfriamento dos reatores e geradores de emergência situados no subsolo. O acidente de Fukushima pode ser considerado o mais grave desde a catástrofe de Chernobyl (Ucrânia) em 1986.

A respeito de fontes de energia, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão dessa matéria orgânica e, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa. Assim, pode-se considerá-la fonte energética renovável e limpa.
B
A energia nuclear é obtida através da fissão do urânio enriquecido que libera grande quantidade de energia. Apesar de não poluir o meio ambiente, os custos de operação são altos, há a questão do armazenamento do lixo atômico e, ainda, os riscos de graves acidentes, como o da Usina de Three Miles Island, nos Estados Unidos em 1979.
C
O uso da energia no mundo globalizado constitui uma preocupação ambiental, visto que a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
D
Para efetivar o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente, é necessária a utilização de fontes de energia limpas, ou seja, aquelas em que o processo de produção, distribuição e utilização não polua o meio ambiente. Bons exemplos são a energia solar, energia eólica, energia das reservas de gás natural e geotérmica.