

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Se a origem do termo América Latina remonta aos territórios colonizados por povos hablantes de línguas latinas; atualmente, a concepção ganhou caráter de aliança e resistência. Vale apontar que, no intervalo de quatro anos entre as edições de 2010 e 2014 da pesquisa “O Brasil, As Américas e o Mundo”, do Instituto de Relações Internacionais da USP, e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o percentual de entrevistados brasileiros que se sentem latino-americanos passou de 2,8% para 6,7%. Artistas com pesquisas decoloniais posicionam-se em relação à questão.
(Disponível em: https://www.select.art.br/voce-se-identifica-comolatino-americano. Acesso em: 12/01/2022.)
Sobre a América Latina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É composta pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).
( ) O cobre tem sua extração predominante no Chile sendo explorado por empresas transnacionais.
( ) Os países da América Central eram uma república única.
A sequência está correta em
V, V, F.
F, F, V.
F, F, F.
V, V, V.
Os desafios enfrentados na região do SAHEL englobam questões humanitárias, segurança, eventos climáticos rigorosos e corrupção enraizada. O que representa o SAHEL?
SAHEL é uma faixa de terras fronteiriças de 500 a 700 km de largura e 5 mil km de extensão entre os desertos de Gobi e de Gibson e as savanas do Sudão, cujos países são: Senegal, Laos, Gâmbia, Sudão, Mauritânia, Zimbábue e Serra Leoa.
Nenhuma das alternativas está correta.
SAHEL é a união sul africana, criada em 31 de maio de 1910 e dissolvida em 1961. Desta data para cá, sérios conflitos geridos pelos africanos tem tumultuado os territórios fronteiriços desta região Subsaariana.
SAHEL é uma união fronteiriça de países da Eurásia que envolvem Argélia, Tunísia, Congo, Mauritânia, Senegal, Albânia e Grécia.
SAHEL é uma faixa de terras fronteiriças de 500 a 700 km de largura e 5 mil km de extensão entre o deserto do Saara e as savanas do Sudão, cujos países são: Senegal, Níger, Gâmbia, Sudão, Mauritânia entre outros.
Gasodutos Nord Stream da Rússia

O Nord Stream 2 é o segundo gasoduto de gás natural entre o oeste da Rússia e o nordeste da Alemanha, passando sob o Mar Báltico. O primeiro foi inaugurado em 2011, mas a certificação e inauguração do segundo foi suspensa pelo chanceler alemão em fevereiro de 2022, após Putin ter anunciado que reconhecia a independência das cidades separatistas Donetsk e Luhansk e permitir que tropas russas invadissem a região.
Sobre a dimensão econômico-militar da atual crise entre Moscou e as potências ocidentais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Alemanha depende das importações de gás natural da Rússia para suprir suas necessidades energéticas, uma vez que está desinstalando suas usinas nucleares.
( ) Os Estados Unidos se posicionaram a favor dos gasodutos por pertencerem à iniciativa privada, o que impediria Putin de usar a moeda energética como ferramenta de pressão política.
( ) Ucrânia e Polônia se sentem prejudicadas pela ampliação da rota do gás pelo Mar Báltico, uma vez que isso impacta os tributos cobrados pelo trânsito do gás em seus territórios.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – F.
V – F – V.
F – F – V.
V – F – F.
V – V – V.
Assinale a alternativa correta.
No mundo, existem 4 continentes e uma grande ilha chamada Austrália.
No mundo, existem 5 continentes. O Brasil está localizado no continente americano.
No mundo, existem 5 continentes. O Brasil está localizado no continente ibero-americano.
No mundo, existem 6 continentes. O Brasil está localizado no continente latino-americano.
No mundo, existem 6 continentes. O Brasil está localizado no continente americano.
Milhares de pessoas se divertiram com o início das celebrações anuais do Carnaval em Veneza; alguns foliões se fantasiaram e foram para as ruas. Marcou um lento retorno à normalidade após a pandemia de Covid-19 atingir as duas edições anteriores. O Carnaval de Veneza foi interrompido em 2020, quando a pandemia eclodiu na Itália. Depois, foi cancelado no ano seguinte para tentar conter infecções.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/02/13/carnaval-de-veneza-e-retomado-apos-dois-anos-sem-festa-veja-fotos.ghtml. Adaptado.)
Considerando que Veneza fica localizada na Itália, são características deste país, EXCETO:
Tem como estado o Vaticano.
É situado na porção sul da Oceania.
Tem como capital a cidade de Roma.
A indústria é referência no setor automobilístico, tendo parte significativa de exportações.
Leia o trecho a seguir
O crescimento do tecido urbano da Região Metropolitana de São Paulo, sobretudo a partir de meados do século XX, se caracteriza pela periferização da população. Sejam as classes de baixa renda, sejam as de alta renda (atraídas por promessas de maior segurança), as famílias moradoras das zonas geograficamente periféricas tendem a despender maior tempo em seus deslocamentos pendulares (casa-trabalho) e a ter menos acesso à infraestrutura urbana.
(Adaptado de Nadalin, V. e Igliori, D., 2015)
O tipo crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana é denominado
metropolização.
involução urbana.
segregação urbana.
desterritorialização.
espraiamento urbano.
Erechim foi uma das primeiras cidades brasileiras planejadas. O planejamento viário da cidade foi inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados das cidades de:
Londres e Milão.
Campo Grande e Roma.
Brasília e Barcelona.
Washington e Paris.
Recife e Lisboa.
Embora nem sempre com sucesso total de suas propostas, a Cúpula das Américas vem sendo realizada a algum tempo e teve como algumas de suas medidas realizadas com eficácia:
A criação e implantação da ALCA (Associação do Livre Comércio das Américas) em todo o continente
A fundação da OEA (Organização dos Estados Americanos) com a participação dos países de ideologia democrática.
O estabelecimento da “Agenda 2030”, documento que acabou sendo adotado, também, por outros continentes do Planeta.
A definição da “Carta Democrática Interamericana”, que se transformou numrecurso de fortalecimento da Organização dos Estados Americanos.
Com sua enorme população, a China é a maior democracia do mundo.
Certo
Errado
Qual dos países abaixo é uma das principais áreas em disputa na Ásia e tem gerado crescentes tensões internacionais, seja porque possui uma grande capacidade de produção de microprocessadores, seja porque sua soberania é questionada pela China? Assinale a alternativa correta:
Papua-Nova Guiné.
Sri Lanka.
Marrocos.
Taiwan.
Madagascar.
Como a elevação do nível do mar vai afetar na prática diferentes regiões do planeta?
“Essa foi a pergunta que guiou uma pesquisa conduzida pelo Climate Central (EUA), que identificou as regiões do mundo que podem sofrer inundações ‘sem precedentes’, caso não sejam elaboradas políticas ambientais globais. De acordo com o estudo, centenas de áreas costeiras, que abrigam atualmente mais de 1 bilhão de pessoas, estão sob risco.”
(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/internacional)
Assinale a afirmativa que indica corretamente o principal fator que impacta o aumento do nível do mar na atualidade.
A elevação da salinização das águas do mar.
A expansão hídrica, à medida que os aquíferos são aquecidos por maior insolação.
O aumento dos detritos minerais e rochosos, fruto de processos de erosão.
O degelo das calotas polares e de geleiras no Alasca, na Sibéria e na Groenlândia, por exemplo.
A aceleração do fluxo dos rios, levando um maior volume de líquido para os mares.
“A América Central representa uma área montanhosa com uma extensão de 523.000 km2, sendo uma das regiões com maior número de vulcões ativos (o continente está assentado na Placa Tectônica Caribenha).”
(Disponível em: https://www.todamateria.com.br/america-central/.)
São países que fazem parte da América Central, EXCETO:
Cuba.
México.
Nicarágua.
Costa Rica.
O Ártico é uma das regiões do mundo em que os efeitos das mudanças climáticas são mais evidentes. Mas, é também fonte de novos recursos e rotas que o colocam no centro de uma crescente competição.
A respeito do Ártico como novo ambiente de disputa geopolítica, assinale a afirmativa correta.
O degelo, em função do aquecimento global, acelerou a disputa entre os países com território ou águas territoriais dentro do Círculo Polar Ártico, como Dinamarca e Noruega.
A entrada da Suécia e Finlândia na OTAN, em função da guerra da Ucrânia, iniciou à militarização do Ártico, que passou a ter bases militares russas e europeias.
O degelo possibilitou rotas marítimas mais econômicas, que permitem aos navios mercantes encurtarem tempo e espaço entre Europa e América.
A exploração de riquezas minerais no Polo Norte foi intensificada pela proibição de escavar o fundo do oceano inscrito no Círculo Polar Ártico.
O decreto do Ártico como área de proteção ambiental, intensificou a extração de gás, petróleo e urânio pela Rússia e pelo Canadá.
“Perdoem todas as minhas falhas cometidas neste ano”, disse Igor Matovic ao renunciar ao cargo nesta terça-feira (30) após uma crise gerada pela negociação de dois milhões de doses da vacina Sputnik V fabricadas na Rússia. Matovic defendia a compra do imunizante russo para por fim à curva ascendente de casos e mortes no país. Apesar de iniciarem uma trajetória de queda, os números diários do coronavírus ainda estão altos, segundo a agência France Presse.
(G1. Disponível em https://bityli.com/FeK0x.
Acesso em 01.04.2021. Adaptado)
O renunciante era
presidente da Sérvia.
ministro da Saúde da Eslovênia.
primeiro-ministro de Montenegro.
ministro da Cidadania da Ucrânia.
primeiro-ministro da Eslováquia.
Uganda é um país do(a):
Etiópia.
África.
Nigéria.
Sudão.
Alguns minerais como o lítio, o cobalto, o grafite e o vanádio, necessários para a produção de smartphones, semicondutores, painéis solares, turbinas eólicas, carros elétricos e satélites, têm sua extração concentrada em um pequeno número de áreas produtoras. No entanto, a restrita localização geográfica das jazidas minerais não impede que a extração e a comercialização daqueles minérios sejam crescentemente realizadas por empresas nas quais predominam capitais de terceiros países.
Certo
Errado
Acerca dos desertos, é correto afirmar que:
Os desertos frios são encontrados na costa ocidental do continente.
O deserto quente considerado o mais relevante é o deserto de Gobi.
O deserto quente mais relevante é o deserto Antártico.
Há os desertos considerados quentes (deserto do Saara e do Atacama) e os desertos frios, como o deserto de Gobi.
Os desertos quentes são encontrados apenas nos interiores dos continentes, em regiões com altas montanhas.
"SC teve 2,4 mil registros de meteoros em julho." (www.nsctotal.com.br)
A estação Monte Castelo, localizada ao norte do estado, registrou o fenômeno. Mas, o que são meteoros?
São pequenos corpos celestes que orbitam no espaço e invadem a atmosfera.
São aparelhos lançados por satélites para melhorar suas transmissões.
São fragmentos de satélites que caem na terra.
São aparelhos lançados do espaço para efetuar medição do nível de poluição.
O ___________, um arquipélago no Extremo Oriente, tem a terceira maior economia do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China.
O país foi sempre reconhecido como uma potência regional, passando por fases de maior abertura e conquistas, mas também de forte isolamento.
Sua história remonta à Antiguidade, com uma tradição imperial que nasceu há mais de 2 mil anos e foi consolidada durante a Idade Média.
Devastado pela Segunda Guerra Mundial, em que sofreu os dois únicos ataques nucleares já realizados, o ___________ renasceu das cinzas do conflito e se desenvolveu de forma impressionante. Além de registrar forte crescimento a partir dos anos 1950, o ___________ tornou-se sinônimo de novas tecnologias, com empresas destacando-se em setores como de carros e produtos eletrônicos.
No século 21, seu papel na comunidade internacional é significativo. Além de ser uma grande fonte global de capital e crédito, o ___________ é um grande doador de ajuda a nações menos desenvolvidas.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56340592
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Japão.
Uruguai.
Brasil.
Canadá.
“Milhares de manifestantes tomam ruas de Minsk contra Lukashenko” (Fonte: https://noticias.uol.com.br).
Minsk é a capital de que país?
Belarus.
Polônia.
Ucrânia.
Croácia.
Romênia.