Questões de Concurso sobre Mundo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.480 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia a seguinte reportagem: “O resgate do grupo de 12 meninos e um técnico de futebol em uma caverna atraiu olhares de todo o mundo. O time entrou na caverna no dia 23 de junho de 2018 e foi encontrado após 9 dias de buscas na caverna Tham Luang”. Em que país isso aconteceu?

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: G1.globo, de 03/07/18)


A

Índia.


B

Indonésia.


C

Malásia.


D

Paquistão.


E

Tailândia.

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.” São considerados princípios do desenvolvimento sustentável, EXCETO:


A

Social.


B

Industrial.


C

Ambiental.


D

Econômico.

O grupo de Lima foi criado em 2017, na capital do Peru, reunindo ministros das relações exteriores de 14 países para buscar formas de contribuir com a estabilização da Venezuela. Entre os países pertencentes ao grupo de Lima temos, EXCETO:


A

Peru


B

Uruguai


C

Brasil


D

Argentina


E

México

“No sábado 14 de setembro de 2019, ataques por supostos drones provocaram incêndios na unidade saudita de Abqaiq, a maior do mundo dedicada ao processamento de petróleo, e na instalação de Khurais. Não houve relatos de feridos, mas a fumaça foi vista do espaço.

Após o ataque, rebeldes iemenitas houthis, que são apoiados pelo Irã no conflito que acontece no Iêmen, disseram ter enviado dez drones para atacar as instalações da Aramco.

Desde 2015, a Arábia Saudita lidera uma coalização internacional que apoia o governo local e ataca os houthis no Iêmen. Em retaliação, os rebeldes têm feito vários bombardeios fronteiriços com mísseis e drones contra bases aéreas sauditas e outras instalações no país.”


Os ataques feitos supostamente por drones a instalações da petroleira estatal Aramco na Arábia Saudita provocaram uma disparada nos preços do petróleo em meio às preocupações com a redução da oferta global da principal fonte de combustível do planeta e da elevação da tensão geopolítica entre Estados Unidos e


A

Irã.


B

Iraque.


C

Venezuela.


D

Arábia Saudita.

Segundo agências internacionais de direitos humanos, matam-se muitíssimo mais homossexuais aqui do que nos 13 países do Oriente e África onde há pena de morte contra os LGBT. E o mais preocupante é que tais mortes crescem assustadoramente: de 130 homicídios em 2000, saltou para 260 em 2010 e 445 mortes em 2017 [...]


Disponível em:<https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/01/19/interna_gerais,932056/minas-sobe-no-rancking-de-mortes-por-homofobia-por-aumento-de-105.shtml>. Acesso em: 29 out. 2018.


São ações necessárias para evitar que esses números continuem crescendo, exceto:


A

Ações educativas voltadas para o respeito à diversidade e aos direitos humanos, promovendo a inclusão social.


B

Adoção de leis que garantam cidadania para a população LGBT, criminalizando a homofobia e transfobia.


C

Comportamento adequado da população LGBT, que deve se resguardar e evitar a exposição pública de sua condição.


D

Criação de políticas públicas nas áreas de saúde, direitos humanos e educação direcionados para a comunidade LGBT.

Em relação aos fatos importantes ocorridos no mundo nos últimos meses, considere as proposições a seguir:


I. Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina em outubro.

II. Os EUA notificaram em novembro sua saída do acordo de Paris, pacto este que combate as mudanças climáticas.

III. Brexit é o termo utilizado para designar a saída da Alemanha da União Europeia, o que está previsto para acontecer em novembro de 2020.

IV. O governo chileno tem recebido uma grande aprovação por parte da população em razão de ter conseguido tomar medidas tão conservadoras quanto neoliberais.


Considerando as proposições acima, pode-se afirmar que:


A

Todas são verdadeiras.


B

Apenas três proposições são verdadeiras.


C

Apenas duas proposições são verdadeiras.


D

Apenas uma proposição é verdadeira.


E

Nenhuma proposição é verdadeira.

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna

Uma erupção, no Havaí, marcou o ano de 2018. Em maio, o governo da ilha decretou estado de emergência e mais de 1,8 mil pessoas foram obrigadas a evacuar, após a erupção do vulcão______ . A lava e o fogo incendiaram árvores e diversas propriedades próximas ao vulcão.

(Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br)


A

Hilary


B

Michael


C

Kilauea


D

Nenhuma das alternativas.

A globalização é um dos termos mais frequentemente utilizados para descrever a conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação nos dias atuais. Todas as afirmações abaixo são características da globalização, EXCETO:


A

Avanços importantes proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, assim como uma maior difusão do conhecimento.


B

Expansão das empresas multinacionais. Muitas abandonaram seus países de origem ou, apenas, expandiram suas atividades aos mais diversos locais.


C

Formação de acordos locais ou blocos econômicos.


D

Forte abalo nas estruturas do sistema capitalista e avanços na implantação de políticas econômicas de cunho socialista, tal como a necessidade de intervenção estatal direta na economia.


E

Manifestação não linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região em que se estabelece.

O governo brasileiro cancelou um evento organizado pela Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) que estava marcado para os dias 19 e 23 de agosto em Salvador. A Semana Climática América Latina e Caribe é um dos eventos preparatórios da(o):

-

(Fonte adaptada: https://veja.abril.com.br/>acesso em 15 de maio de 2019)


A

Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Social.


B

Conferência de Estocolmo.


C

Acordo de Paris.


D

Conferência do Clima (COP -25).

A respeito das imigrações internacionais, julgue os itens a seguir.


I A imigração internacional resulta da insatisfação econômica e é também consequência de situações de conflito civil.

II Muitas das restrições impostas à imigração resultam do receio do impacto cultural que o recebimento de estrangeiros pode provocar em determinadas culturas, além dos possíveis impactos econômicos e sociais.

III Por ser uma questão humanitária, a imigração internacional é tratada no âmbito dos direitos humanos sem gerar grandes controvérsias na política internacional.

IV Apesar de não adotar políticas restritivas, o Brasil não é um país de interesse para os imigrantes, sendo os maiores fluxos de imigrantes destinados aos países europeus.


Estão certos apenas os itens


A

I e II.


B

I e III.


C

III e IV.


D

I, II e IV.


E

II, III e IV.

   
Gerar simulado