Questões de Concurso sobre Mundo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.480 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assassinar o general Qasem Soleimani, no início de 2020, desencadeou uma série de consequências, gerando grande preocupação internacional. Segundo o governo estadunidense, o ataque tinha como objetivo impedir futuros planos de ataques. Soleimani era chefe da Força Quds


A

do Iraque.


B

da Coreia do Norte.


C

do Afeganistão.


D

do Irã.


E

da Turquia.

A partir de 2011, uma série de protestos violentos abalou o Mundo Árabe, numa conjuntura que ficou conhecida como Primavera Árabe, gerando profundas repercussões no campo internacional. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e marque a que NÃO indica um governante que acabou derrubado nessa conjuntura.


A

Ali Abdullah Saleh, no Iêmen.


B

Bashar al-Assad, na Síria.


C

Hosni Mubarak, no Egito.


D

Muammar Kadafi, na Líbia.

Com objetivo de debater compromissos e soluções para frear as mudanças do clima e do meio ambiente é realizada anualmente a chamada Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). Em 2020 ela foi adiada devido à pandemia, mas em 2021 ocorrerá no mês de novembro, sediada pelo(a):


A

França.


B

Espanha.


C

Irlanda.


D

Escócia.

O artista visual Rimon Guimarães ficou conhecido por seus murais de cores vibrantes em várias cidades do mundo, como os apresentados a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A Figura I retrata a lateral de um prédio de um conjunto habitacional na periferia de Amsterdam, onde moram imigrantes provenientes das colônias holandesas, na qual o artista pintou um totem gigante de cabeças sobrepostas que lembram afrodescendentes, com seus turbantes e tatuagens coloridas. Ao lado do totem, pintou a figura de um dançarino negro.

A Figura II apresenta o painel pintado na lateral do Centro de Dança do Banco do Brasil, em Curitiba, considerada a cidade mais “europeia” do Brasil. O painel mostra uma mulher negra, com um turbante volumoso, estampado com figuras africanas.

Adaptado de bienalsaopaulo, post no Instagram, 09/07/2021.


Com base nas imagens e no texto, analise as afirmativas a seguir.


I. Os murais marcam a presença negra em espaços onde ela não é considerada expressiva, como em Amsterdã ou no Sul do Brasil.

II. Os murais se inscrevem no espaço público urbano, o que confere visibilidade às obras e possibilitam sua ampla fruição.

III. Os murais projetam, de forma agigantada, referências culturais não eurocêntricas.


Está correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado