

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A sociedade tem presenciado e vivido, nas últimas décadas, uma explosão no desenvolvimento da inteligência artificial que apresenta como uma de suas características básicas a capacidade de raciocínio aplicando regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão. Pode-se afirmar que o exposto anteriormente está relacionado ao:
Não desenvolvimento da lógica indutiva.
Modo de raciocinar que vai do maior ao menor.
Interesse por sistemas de inferência não dedutivos.
Raciocínio vicioso ou falacioso, chamado de sofisma.
A Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental. É oriunda do resultado de um teste de tolerância à gravidade por seres humanos, feito pelo engenheiro aeroespacial norte americano Edward Murphy. Uma das alternativas abaixo revela o que afirma essa lei.
Assinale-a
Se a vida te oferece quadrado, você devolve redondo.
Tudo é perfeito quando a boa vontade vem primeiro.
Se alguma coisa pode dar errado, com corte a dará.
Pela longa estrada da vida não se pode parar.
Quem espera nunca alcança, se cansa.
O símbolo @ (arroba) é bem mais antigo que a internet. O símbolo existe desde 1536, criado por um comerciante de Florença, na Itália. Nessa época era utilizado para representar uma unidade de medida. Sabendo que, em inglês, o @ é lido com “at”, preposição que indica lugar, assinale, nas alternativas abaixo, a razão pela qual sempre existe o símbolo em e-mails.
Para facilitar o acesso ao facebook.
Para retirar possíveis vírus dos e-mails.
Para os e-mails fluírem com mais rapidez nas redes.
Para representar a localização das caixas postais de usuários nas redes.
Para separar a comunicação das pessoas físicas e jurídicas.
Em 1964, Norman Rockwell pintou o quadro “O problema com o qual todos vivemos”, no qual Ruby Bridges é escoltada para poder exercer o direito de frequentar a escola pública em New Orleans.

Em novembro de 2020, a ilustradora Bria Goell postou, no Instagram, a imagem da vice-presidente eleita Kamala Harris caminhando junto a uma parede sobre a qual é projetada a sombra de Ruby Bridges.

A respeito da ilustração de Bria Goeller, que viralizou nas redes sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma homenagem à plataforma política democrata de Joe Biden e Kamala Harris contra as leis que permitem a segregação racial nas escolas americanas.
II. É uma referência ao apoio de Kamala Harris às lutas históricas por direitos civis, retomadas em 2020 pelo movimento Black Lives Matter.
III. É um tributo ao ativismo político exercido por mulheres afroamericanas nos Estados Unidos, no passado e no presente.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Na esteira da morte de George Floyd, verificou-se a eclosão de movimentos pela derrubada de estátuas de mercadores de escravos e personalidades históricas que foram escravocratas.
Certo
Errado
O Brasil atualmente é o país de maior destaque na rota de imigrantes ilegais do continente americano.
Certo
Errado
Cientistas americanos deram um novo passo rumo à detecção e ao tratamento da depressão aguda ao instalar um implante no crânio de uma paciente e conectá-lo ao seu cérebro.
Sarah, de 36 anos, recebeu o dispositivo há mais de um ano e diz que sua vida mudou. O implante, do tamanho de uma caixa de fósforos, está sempre "ligado", mas só emite um impulso elétrico quando percebe que Sarah precisa dele.
O estudo experimental foi descrito na revista científica Nature Medicine. Os pesquisadores, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos Estados Unidos, ressalvam que é muito cedo para dizer se o dispositivo pode ajudar outros pacientes com depressão de difícil tratamento, mas se dizem esperançosos e planejam mais testes.
Disponível em: https://g1.globo.com/saude/
Assinale a alternativa contendo a forma do implante acima descrito.
Implante elétrico.
Implante eletrônico.
Implante subcutâneo.
Implante hormonal.
Implante virtual.
Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir no Brasil, EXCETO:
Radicação da pobreza.
Saúde e bem estar.
Educação de qualidade.
Ação contra a mudança global no clima.
Analise a imagem.

As agências internacionais divulgaram a recuperação da obra reproduzida, roubada em 2012 da Galeria Nacional de Atenas. O autor da tela havia doado a pintura à Grécia em reconhecimento à resistência do país à Alemanha nazista.
(Uol. Disponível em https://bit.ly/3iHg3T6. Acesso em 12.08.2021)
O título da tela recuperada, no dia 29 de junho de 2021, é
Retrato da mãe do artista, de James McNeill Whistler.
Cabeça de mulher, de Pablo Picasso.
Mestiço, de Cândido Portinari.
A Persistência da Memória, de Salvador Dali.
Camille, de Claude Monet.
Em meados de 2019, a tensão entre os Estados Unidos e o Irã ganhou um novo capítulo com a explosão de dois petroleiros — um japonês e outro norueguês — no Estreito de Ormuz, passagem entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã. Os Estados Unidos atribuíram os ataques aos iranianos, que negaram a autoria. O incidente, no entanto, aumentou o temor de um possível fechamento desse estreito, principal rota de transporte de petróleo em todo o mundo. A passagem marítima entre Omã e Irã tem apenas 30 quilômetros de largura em seu ponto mais afunilado, mas é de grande importância estratégica.
Adaptado de https://exame.com/revista-exame/o-estreito-de-bilhoes-de-dolares/ (25/06/2019)
A respeito do valor estratégico do Estreito de Ormuz para a economia e a geopolítica globais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O estreito conecta os principais produtores de petróleo do Oriente Médio aos mercados europeu, americano e asiático, incluindo a Índia, a China, o Japão e a Coreia do Sul.
( ) O Irã se considera o guardião do Golfo e recusa a presença de forças estrangeiras na região, sobretudo a frota norte-americana estacionada no Bahrein.
( ) Um bloqueio do estreito pode prejudicar o escoamento do gás natural liquefeito do Catar, grande produtor mundial, com impactos no mercado de energia e na segurança regional.
A sequência correta é:
V – V – F;
V – F – V;
F – V – V;
F – V – F;
V – V – V.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) integram uma agenda de metas que devem ser alcançadas até o ano de 2030, com o fim de atingir os três pilares de desenvolvimento do planeta: o econômico, o social e o ambiental.
Os objetivos e metas diretamente associados à sustentabilidade econômica são:
acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da alimentação;
combater a mudança do clima, os seus impactos e recuperar os ecossistemas terrestres;
assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e fomentar a inovação;
promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
"SC teve 2,4 mil registros de meteoros em julho." (www.nsctotal.com.br)
A estação Monte Castelo, localizada ao norte do estado, registrou o fenômeno. Mas, o que são meteoros?
São pequenos corpos celestes que orbitam no espaço e invadem a atmosfera.
São aparelhos lançados por satélites para melhorar suas transmissões.
São fragmentos de satélites que caem na terra.
São aparelhos lançados do espaço para efetuar medição do nível de poluição.
Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos. A citação acima corresponde ao seguinte bloco econômico:
MERCOSUL.
PACTO ANDINO.
APEC.
NAFTA.
Os mamutes lanosos podem voltar à vida na Terra, se depender de um grupo de cientistas e empresários que já recebeu de patrocinadores US$ 15 milhões (cerca de R$ 78 milhões) para isso. A quantia destinada à empresa Colossal ajudará no desenvolvimento de tecnologias de engenharia genética que poderão criar um híbrido do mamute com o elefante asiático, chegando o mais próximo possível dos mamutes que já habitaram o planeta. Alcançado este objetivo, o próximo passo seria povoar partes da Sibéria com esses animais.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-58579512
Neste sentido, marque a alternativa CORRETA contendo o intuito dos mamutes lanosos voltarem à vida na Terra:
Para a geração Alpha poder conhecer desse animal.
Realizar estudo no sistema nervoso desse animal.
Comprovar que é possível realizar clonagem de animais.
Buscar o reequilíbrio ambiental.
Para avançar nos estudos de tecnologia, porém sem nenhum motivo específico.
A vacina elaborada pelo grupo britânico ___________ em parceria com a Universidade de Oxford é uma vacina contra COVID-19 desenvolvida pela equipe do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o conglomerado farmacêutico anglo-sueca ___________.
Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Pfizer
CANVax
CoronaVac
AstraZeneca
"Em 2015, líderes mundiais se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e desenvolveram um plano de ação que concentra diretrizes para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que a população mundial alcance a paz e a prosperidade. A partir disso, foi criada a Agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)."
(https://odsbrasil.gov.br).
Entre os itens abaixo estão elencados alguns destes 17 objetivos.
I.Erradicação da pobreza.
II.Exploração pesqueira.
III.Legitimação da caça como atividade esportiva.
IV.Energia acessível e limpa.
Após análise dos itens, marque a opção CORRETA sobre o tema.
Os itens I e III não correspondem a estes objetivos.
Os itens II e IV não correspondem a estes objetivos.
Os itens II e III não correspondem a estes objetivos.
Os itens I e II não correspondem a estes objetivos.

A respeito do sistema eleitoral norte-americano, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) quando a afirmativa for verdadeira e (F) quando for falsa.
( ) Os estados da Federação têm peso eleitoral distinto, já que a quantidade de representantes no Colégio Eleitoral é proporcional ao tamanho da população em cada estado.
( ) O presidente pode ser eleito mesmo sem conseguir a maioria dos voto dos eleitores, pois o que conta, para o resultado final, é obter a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
( ) O voto para o chefe do executivo é obrigatório, por isso o eleitor precisa comparecer às urnas, ou enviar o voto pelo correio, ou justificar sua ausência.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
V – V – F.
V – F – V.
F – V – V.
V – F – F.
O grande ato terrorista que inaugurou o presente século foi o atentado contra os Estados Unidos da América, sobretudo o que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque.
Certo
Errado
“Maratona” é uma modalidade esportiva moderna de corrida, normalmente realizada em ruas e estradas, percorrendo uma distância oficial de 42,195 km, sendo considerada como a única que se originou de uma lenda, no caso, a do soldado Fidípides que teria corrido, segundo o historiador Heródoto, do campo de batalha de Maratona até a cidade de Atenas, para anunciar aos cidadãos a vitória do seu exército contra os persas. Assinale abaixo a alternativa que informa corretamente o país onde se situa o campo de Maratona:
Macedônia.
Grécia.
Turquia.
Bulgária.
As radiações solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, aquecendo as camadas mais baixas da atmosfera. Essas camadas, que já estão quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando correntes de convecção do ar. Os poluentes, por serem mais quentes que o ar (portanto, menos densos) sobem e irão dispersar-se nas camadas mais altas da atmosfera. Analise as afirmativas sobre inversão térmica e assinale a alternativa correspondente.
I- Quando duas massas de ar diferentes, ar quente passa sobre o ar frio, ficando assim acima dele, forma-se uma capa que não deixa que os gases poluentes e tóxicos passem para as camadas mais altas da atmosfera. A isso dá-se o nome de inversão térmica.
lI- Ocorre geralmente nos dias frios do inverno, onde a formação de frentes frias é maior. Quando há deslocamento horizontal dos ventos, a camada de ar frio é carregada e o ar quente desce, assim acabando com a inversão térmica.
IlI- Esse efeito é acentuado a partir da elevação da temperatura de uma área urbana com relação a uma outra da zona rural.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas lI e IlI estão corretas.
Somente as afirmativas l e IlI estão corretas.
Somente as afirmativas l e Il estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.