Questões de Concurso sobre Rio Grande do Sul

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.372 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O ciclo migratório iniciou em 1875, trazendo para o estado cerca de 84 mil pessoas que deixaram a Itália, vindas de locais como Lombardia, Vêneto e Tirol, entre outros, em busca de oportunidades. São municípios do Rio Grande do Sul originários do movimento de imigração italiana, EXCETO:


A

Viamão.


B

Garibaldi.


C

Veranópolis.


D

Antônio Prado.


E

Silveira Martins.

Leia as afirmativas abaixo sobre o Município de Nova Prata/RS:


I. A principal riqueza das terras de Nova Prata, durante o período inicial da colonização, era a abundância de árvores de araucária, o que atraiu madeireiros da região e de fora para a exploração do pinho.

Il. O nome original do Município foi Capoeiras, devido à grande destruição provocada por um vendaval ocorrido em 1850, que devastou os pinheirais e transformou a área em um grande capoeiral.

Ill. O nome “Nova Prata” foi escolhido devido à descoberta de minas de prata na região, fato que deu origem à sua denominação.


Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas I.


B

Apenas l e ll.


C

Apenas lI e III.


D

Apenas Il.


E

I, II e IIl.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em comparação com o ano anterior, o Estado encerrou 2024 com queda nos seguintes crimes:


I. Latrocínio.

II. Abigeato.

III. Roubo de veículos.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Qual dos artistas a seguir é reconhecido nacionalmente por exaltar a cultura sul-rio-grandense em sua obra musical?


A

Teixeirinha.


B

Luiz Gonzaga.


C

Dominguinhos.


D

Gilberto Gil.


E

Milton Nascimento.

O território do Rio Grande do Sul apresenta três grandes unidades de relevo bem definidas, que influenciam a paisagem e as atividades econômicas do estado. Nesse sentido, analise as assertivas: I. A região da Campanha Gaúcha é caracterizada por serras elevadas e clima tropical úmido. II. O Planalto Meridional é marcado por formações de basalto e áreas propícias à agricultura mecanizada. Das assertivas, pode-se afirmar que:


A

Apenas II está correta.


B

Apenas I está correta.


C

I e II estão corretas.


D

I e II estão incorretas.

Em 2011, o município de Lindolfo Collor recebeu oficialmente o título de “Capital dos Tapetes de Couro”, conforme registrado na seção “História” do site oficial da Prefeitura de Lindolfo Collor/RS. Segundo essa fonte, qual foi o número do projeto de lei responsável pela concessão dessa denominação?


A

Projeto de Lei nº 209


B

Projeto de Lei nº 409


C

Projeto de Lei nº 319


D

Projeto de Lei nº 129

Após o caso de gripe aviária registrado na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, países que haviam restringido a compra de carne de aves do Brasil, retiraram a restrição. No dia 18 de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a recuperação do status do Brasil como país livre da gripe aviária, comunicando o fato à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O cumprimento de uma exigência sanitária específica foi determinante para essa declaração:


A

A retirada das restrições de compra por parte dos países que haviam embargado a carne de aves do Rio Grande do Sul.


B

A comprovação de que o surto estava restrito a aves silvestres, sem nenhum registro de contaminação em seres humanos.


C

A conclusão de um protocolo que exigia a ausência de novos registros da doença em granjas comerciais por um período de 28 dias.


D

A erradicação completa do vírus na cidade de Montenegro (RS), local do primeiro registro da doença no país.

Quem foram os primeiros habitantes da região onde atualmente é Estância Velha?


A

Portugueses e açorianos.


B

Alemães.


C

Povos indígenas, destacando-se Tupis-Guaranis e Kaingangs.


D

Japoneses.


E

Italianos.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Por que o Rio Grande do Sul voltou a ter enchentes com mortes?


Treze meses após enfrentar uma enchente histórica, o Rio Grande do Sul volta a se defrontar com a força das águas. Desde a segunda semana de junho, são quatro mortes em decorrência das chuvas, conforme a Defesa Civil do estado. Uma pessoa continua desaparecida. A população acompanha, com apreensão, e teme mais estragos.

“A gente fica o dia todo tenso, ainda mais com esse vento sul. Estamos rezando para que o vento vire e mande essa água para o outro lado”, desabafa Rafael Sartori, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc), mercado localizado no Centro Histórico, onde a água passou de 1,80 metro em 2024.


Especial para a Gazeta do Povo 25/06/2025


Os eventos noticiados estão relacionados com a(o)


A

urbanização de áreas antes isoladas da ação humana.


B

ocupação irregular de áreas alagáveis no sul do país.


C

retorno de moradores retirados de áreas de risco.


D

intensificação dos eventos climáticos extremos.

Por que o município de Soledade recebeu inicialmente o nome de Capela de Nossa Senhora da Soledade do Botucaraí?


A

Em homenagem ao primeiro prefeito da região.


B

Em referência a uma batalha histórica.


C

Por causa do nome do rio que cortava o território.


D

Em homenagem à Santa padroeira e ao padre Antônio Vieira da Soledade.


E

Foi o nome original dado pelos indígenas locais.

As famílias vindas, em sua maioria, do Estado do Rio Grande do Sul, assim como algumas de outras regiões de Santa Catarina, chegaram ao território de Anchieta/SC no final da década de 40 e durante toda a década de 50, quando ocorreu a colonização mais intensa do município. O que buscavam essas famílias?


A

Terras para produzir e riquezas naturais, como a madeira.


B

Madeira e ouro.


C

Pedras preciosas e ouro.


D

Terras para produzir e pedras preciosas.

Candiota apresenta em seu território o único bioma restrito a um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul. O Pampa apresenta características ecológicas específicas, sendo uma delas:


A

Na maior parte, ser composto por florestas com árvores de grande porte.


B

Presença de solo infértil e ausência de vegetação rasteira.


C

Ausência de importância ambiental para o controle da erosão.


D

É considerada a vegetação mais complexa e exuberante do mundo.


E

Vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e arbustos.

Referente ao município de Santo Augusto/RS, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A origem do nome provém do padroeiro do município, cuja imagem foi esculpida em cedro, peregrinando pelas estâncias gaúchas que se formaram nessa região.


B

Com a ideia de homenagear a família Chagas e perpetuar o nome da Fazenda, a Sra. Josefina Lucas Silva e Dona Fifina, esposa de Pompílio Silva, sugeriram, então, o nome de Santo Augusto, que tornou-se definitivo desse local que já havia sido conhecido como Rincão de São Jacob e, posteriormente, Boca da Picada.


C

É vizinho dos municípios de Coronel Bicaco, Chiapetta e São Valério do Sul.


D

Foi elevado à categoria de município sendo desmembrado do município de Três Passos.


E

Sua origem remonta às missões religiosas dedicadas à catequese dos indígenas, focadas especialmente na extração da erva-mate.

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024 superaram qualquer registro histórico, afetaram a vida de milhares de pessoas e impactaram a infraestrutura em diversas regiões do estado. Entre os municípios atingidos pelas enchentes estão:


I. Canoas.

II. Eldorado do Sul.

III. Lajeado.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado