Imagem de fundo

A história do Amapá, desde a fundação de Macapá até o final do século XIX, foi marcada

A história do Amapá, desde a fundação de Macapá até o final do século XIX, foi marcada
A
pelo empenho das autoridades locais na constante defesa da cidade contra os ataques de corsários, uma vez que sua localização era estratégica para as exportações da região norte e seu solo era rico em ouro, bronze e prata.
B
por conflitos fronteiriços e litígios internacionais que demandaram esforços de Portugal e depois, da diplomacia brasileira para defender, fundamentados documentos históricos e mapas, a posse do território.
C
por sucessivas fundações e refundações dessa cidade, uma vez que a colonização da região, e, mais especificamente, o povoamento do Amapá, foi abandonado com a expulsão dos jesuítas.
D
por sangrentas batalhas entre povos indígenas que dominavam o território, a exemplo da Guerra da Lagosta, uma vez que esses povos se aliaram aos franceses em resistência aos projetos de colonização portuguesa.
E
pelo crescimento populacional linear e constante uma vez que a cidade, ainda no período colonial, se tornou um forte pólo migratório das regiões norte e nordeste, dadas as oportunidades econômicas provenientes da mineração e da exploração da borracha.