Imagem de fundo

Praticamente no mesmo período, a Rússia também foi atacada...

O trecho a seguir contextualiza o tema tratado nas questões de 28 a 30. Leia‐o atentamente.



A mulher de Antoine Leiris foi uma das 129 vítimas fatais dos ataques em Paris na última sexta‐feira (13/11/2015). Tomado pela dor da perda, Leiris escreveu um texto que viralizou nas redes sociais: uma carta em homenagem à esposa e também um recado ao grupo que se autodenomina “Estado Islâmico” e que assumiu a autoria dos ataques: “Na noite de sexta‐feira, vocês roubaram a vida de um ser humano excepcional. O amor da minha vida, a mãe do meu filho. Mas vocês não terão meu ódio”, era o início da carta de Leiris. “Vocês querem que eu tenha medo? Que eu dê um olhar desconfiado aos meus irmãos na rua? Que eu sacrifique minha liberdade em troca de segurança? Vocês perderam. Mesmo jogador, mesmo jogo”.


(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2015/11/151119_carta_paris_vale_rm.)

Praticamente no mesmo período, a Rússia também foi atacada pelo Estado Islâmico com um ato terrorista que resultou na


A

queda do avião de passageiro russo no Sinai, no Egito, matando mais de 200 passageiros.


B

tomada de um hospital inteiro, fazendo mais de mil reféns e matando dezenas de pessoas, na cidade de Budyonnovsk, ao sul da Rússia.


C

invasão da república russa de Dagestan, ocupando diversas vilas, perpetrando atentados à bomba a apartamentos em várias cidades russas e matando cerca de 300 pessoas.


D

morte de 186 crianças e mais 148 adultos numa escola em Beslan, na república autônoma russa da Ossétia do Norte, após invasão e manutenção de mais de mil pessoas como reféns por três dias.