Texto II
“A China é a nação mais populosa do mundo, a quarta mais extensa, a segunda maior economia e a mais antiga e contínua civilização, representando o epicentro da Ásia. A rapidez com que tem se modernizado e sua economia crescido, com formas peculiares em termos políticoeconômicos, estão alterando a correlação de forças no mundo”. VISENTINI, P. F. China, potencia emergente: pivô da transformação mundial. In BRICs: as potências emergentes. Vozes, RJ, 2013. (Com adaptações) |
Tomando o Texto II como referência marque a alternativa correta.
A civilização chinesa evoluiu ao longo de sua história para um estado descentralizado, tendo como sistema econômico o socialismo e orientação religiosa fundamentalista.
A geografia da China é marcada pela homogeneidade entre Norte e Sul e seus característicos campos de arroz que permanecem alagados por quase todo o ano.
No período pós-guerra a China manteve estreita relação com a Coréia do Sul, pois necessitava de ajuda econômica e militar.
A República Popular da China continua afirmando sua inserção mundial, apesar das fragilidades de suas instituições, políticosociais internas e sua moeda.
A China tem estreitado relações com os países vizinhos, consolidando sua ascendência na Ásia, ao mesmo tempo em que vem substituindo os E.U.A em parcerias comerciais regionais.