Imagem de fundo

Leia o seguinte texto:Aquiraz constitui importante núcleo de população do Ceará, tendo-...

Leia o seguinte texto:


Aquiraz constitui importante núcleo de população do Ceará, tendo-se em vista, sobretudo, a circunstância de ter sido a primeira vila da Capitania, criada por despacho datado de 13 de fevereiro de 1699, por ordem de El-Rei de Portugal.

Uma das fortes razões pela qual se criou o primeiro município do Ceará foi a de que, com ela e com suas autoridades constituídas, El-Rei mantinha o seu propósito de por termo às insolências e aos desmandos que, aqui, eram perpetrados pelos capitães-mores, senhores absolutos.

Em 1910, a vila recebe a denominação de São José do Ribamar do Aquiraz, devendo-se isso à transferência da sede do município para a localidade do Aquiraz.

Por volta de 1726, aportam no Ceará os padres João Guedes, Manuel Batista, Felix Capelli e Irmão Manuel da Luz. Eram jesuítas e vinham com a missão de levantar um hospício para a residência de dez padres da congregação. As terras do hospício foram doadas em escritura de 14 de março de 1727, pelo coronel João de Barros Braga, que as comprou ao coronel Manoel Rodrigues de Sousa, herdeiro de Manoel Fonseca Leitão. Este as comprara ao primeiro donatário Estevão Velho de Moura, fundador do sitio Aquiraz.


O referido “HOSPÍCIO”, no linguajar da época, significava:

A

"posto de hospedagem", era de lá que partiam e chegavam os padres missionários que vinham recuperar suas forças.

B

local que abrigava os padres feridos devido aos constantes conflitos com os indígenas no processo de catequização.

C

abrigo oratório onde os padres ficavam em retiro, incomunicáveis, até iniciarem uma nova missão de catequização.

D

escola de catequese que recebia os aborígenes dos mais longínquos confins da capitania.

E

hospital mental que cuidava dos padres com sintomas de esquizofrenia e outras doenças mentais devidas aos ataques indígenas.