Imagem de fundo

No processo de avaliação de riscos, normalmente se usa uma matriz de probabilidade e im...

No processo de avaliação de riscos, normalmente se usa uma matriz de probabilidade e impacto com escalas qualitativas variando de um a cinco pontos (Probabilidade: 1 = raro, 2 = pouco provável, 3 = provável, 4 = muito provável e 5 = praticamente certo; Impacto: 1 = muito baixo, 2 = baixo, 3 = médio, 4 = alto e 5 = muito alto).

Considere a situação hipotética para definir o nível de risco: A meta de uma Secretaria de Estado é cadastrar nos seus programas sociais 100% das famílias. Diante disso, foram identificados os seguintes eventos de risco que podem afetar o atingimento da meta: falta de alguma documentação para conclusão do cadastro (Impacto = 2 e Probabilidade = 4) e não comparecimento do responsável da família ao local e dia marcado (Impacto = 4 e Probabilidade = 2). Observando as informações apresentadas e a gestão de riscos recomendada pelo TCU, assinale a alternativa correta.

A

Os níveis de risco dos dois eventos são 8 e 8, respectivamente, sendo o evento da falta de alguma documentação para a conclusão cadastral o mais importante.

B

Os níveis de risco dos dois eventos são 6 e 6, respectivamente, sendo o evento da falta de alguma documentação para a conclusão cadastral o mais importante.

C

Os níveis de risco dos dois eventos são 6 e 6, respectivamente, sendo o evento do não comparecimento da família ao local e dia marcado o mais importante.

D

Os níveis de risco dos dois eventos são 8 e 8, respectivamente, sendo o evento do não comparecimento da família ao local e dia marcado o mais importante.

E

Os níveis de risco dos dois eventos são 2 e 4, respectivamente, sendo o evento do não comparecimento da família ao local e dia marcado o mais importante.