O modelo conhecido como “triângulo da fraude”, de Donald R. Cressey, estabelece que geralmente três condições estão presentes quando uma fraude ocorre. No primeiro vértice do triângulo, a gestão ou funcionários têm um incentivo ou estão sob pressão, o que provê uma razão para cometer fraudes. No segundo, a existência de circunstâncias, por exemplo, ausência de controles, controles ineficazes ou a capacidade da gestão em ignorar controles, proporcionam oportunidades para a fraude a ser perpetrada. No terceiro vértice, os envolvidos são capazes de racionalizar a prática de um ato fraudulento.
Os fatores de risco de fraude, ou sinalizadores (red flags), são exemplos de fatores que podem ser enfrentados pelos auditores em uma grande variedade de situações. Nem todos os fatores de risco são relevantes em todas as circunstâncias e alguns podem ter mais ou menos significado em entidades de tamanhos diferentes ou com características de propriedade ou circunstâncias diferentes.
Nesse contexto, associe os fatores de risco elencados abaixo às três condições geralmente presentes quando ocorrem distorções relevantes decorrentes de fraude.
1. incentivos/pressões.
2. oportunidades.
3. atitudes/racionalizações.
( ) Participação ou preocupação excessiva da administração não financeira com a seleção de políticas contábeis ou com a determinação de estimativas significativas.
( ) Alto nível de competição ou saturação do mercado, acompanhada por declínio da margem de retorno.
( ) Ativos, passivos, receitas ou gastos baseados em estimativas significativas que envolvam julgamentos subjetivos ou incertezas difíceis de serem corroboradas.
( ) Prática, pela administração, de se comprometer com analistas, credores e outras partes no cumprimento de projeções agressivas ou irrealistas.
( ) Estrutura organizacional excessivamente complexa envolvendo entidades jurídicas ou linhas de autoridade gerenciais não usuais.
( ) Fluxos de caixa negativo provenientes das operações ou incapacidade de gerar fluxos de caixa das operações mesmo que reportando lucros e crescimento dos lucros.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1.
2 – 3 – 1 – 2 – 1 – 3.
2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 2.
3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.
2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 3.