O auditor independe, tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica, é aquele que conduz o trabalho, aplicando habilidades e técnicas de asseguração para obter segurança razoável ou limitada, conforme adequado, sobre a informação do objeto, verificando se ela está livre de distorções relevantes. Em relação ao trabalho do auditor independente, é INCORRETO afirmar que
o trabalho não deve ser aceito, se o conhecimento preliminar sobre as circunstâncias do trabalho indicar que os requisitos éticos referentes à competência não serão cumpridos.
os requisitos éticos referentes a competências, em alguns casos, podem ser cumpridos pelo auditor independente, ao utilizar o trabalho de especialista.
o auditor independente divide a responsabilidade pela conclusão de asseguração emitida, e essa responsabilidade é reduzida pelo uso que ele faça de seu especialista ou de outros auditores.
o auditor independente pode aceitar as constatações ou conclusões do especialista como evidências adequadas, se concluir que o trabalho do especialista seguiu as normas aplicáveis e foi adequado aos propósitos do auditor.