A palavra tesauro (do latim thesaurus; do grego thesaurós) pode significar tesouro, armazenamento ou repositório. Em Biblioteconomia, um tesauro pode ser definido levando-se em consideração sua função ou sua estrutura. Considerando-se sua função, um tesauro é um instrumento de controle terminológico que permite traduzir a linguagem natural dos documentos, dos indexadores e dos usuários, numa “linguagem sistêmica” mais rígida (linguagem documentária, linguagem do sistema de informação). Levando em consideração sua estrutura, podemos dizer que o tesauro é um:
conjunto de instruções, programas, utilitários e dispositivos diversos que permitem a comunicação e interação entre o usuário e o sistema.
sistema numérico que permite a identificação única e precisa de informação veiculada na internet.
conjunto de elementos de informação em diversos tipos de suporte produzidos, recebidos e acumulados no cumprimento de funções e ações necessárias às atividades fim e meio de uma organização ou pessoa, que guardados e conservados permitam sua fácil localização e consulta.
número de controle cujo valor é calculado mediante um algoritmo especial que atribui a cada dígito.
vocabulário controlado e dinâmico de termos relacionados semântica e genericamente, que cobre um campo específico de conhecimento.