Imagem de fundo

A figura abaixo ilustra um problema comum em linguagens de indexação que pode dificulta...

A figura abaixo ilustra um problema comum em linguagens de indexação que pode dificultar a recuperação da informação. Nos tesauros, esse problema é tratado por um tipo de relação que pode ser estabelecida entre os termos.

Esta situação trata da relação

A

complementar, representada pelo símbolo TC: ocorre entre termos que não são equivalentes nem formam uma hierarquia, mas são tão associados que se deve tornar essa relação explícita no tesauro.

B

hierárquica, representada pelos símbolos TG e TE: exprime os graus de superordenação e subordinação entre os assuntos, consistindo de termos genéricos e de termos específicos.

C

de equivalência, representada pelos símbolos USE e UP: termos que representam o mesmo conceito, ou seja, termos sinônimos ou equivalentes incluídos no tesauro, mas só um será o descritor.

D

de qualificação ou de marcadores, representada pelo símbolo TQ: são termos utilizados junto aos descritores para esclarecer ou limitar seu significado, diferenciando termos homônimos.

E

poliierárquica, representada pelo símbolo TP seguido de numeração: trata-se de termos específicos que possuem uma relação direta com mais de um termo genérico, aumentando a precisão do descritor.