Imagem de fundo

Os sistemas de classificação são linguagens documentárias, ou seja, sistemas artificiai...

Os sistemas de classificação são linguagens documentárias, ou seja, sistemas artificiais de signos normalizados que permitem representação mais fácil e efetiva de certo conteúdo documental, com o objetivo de recuperar manual ou automaticamente a informação de que o usuário necessita. Dentre os vários tipos, pode-se dizer que a classificação

A
facetada consiste em classificar um objeto/assunto sob seus diversos aspectos, como por exemplo: personalidade, matéria, energia, espaço e tempo.
B

documental prescreve um universo de conhecimento subdividido em classes sucessivamente menores, que incluem todas as possíveis classes compostas (relações sintáticas).

C

analítica é utilizada quando se pressupõe a organização de documentos ou outros tipos de informação com o propósito de facilitar sua localização.

D

enumerativa, que sistematiza fenômenos físicos e define uma base para a sua explicação e entendimento, também se denomina classificação científica ou taxonômica.

E

facetada reconhece somente a CDU e a CDD como ferramentas específicas segundo a International Society for Knowledge Organization (ISKO).