Questão 866188 - Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing

Concurso: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT 3) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Biblioteconomia

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Biblioteconomia Organização e administração de bibliotecas Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing

Analise as duas afirmativas abaixo, relacionadas ao diagnóstico organizacional,

I. É o processo não sistematizado de avaliação de serviços em organizações. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento.

II. Ele pode ter foco específico ou ser exploratório. O diagnóstico exploratório analisa o conjunto, mas aprofunda-se no foco selecionado, que pode ser um serviço, uma estratégia ou um produto. O de foco específico é um tipo de mapeamento que perpassa todos os componentes de uma organização.

Neste caso,

  • A. II está correta; a alternativa I incorre em erro ao afirmar que o diagnóstico organizacional utiliza conceitos e métodos das ciências sociais.
  • B. I está incorreta; a alternativa II confunde as características das duas modalidades de diagnóstico organizacional.
  • C. ambas estão corretas, pois apresentam definições precisas sobre o diagnóstico organizacional e suas duas modalidades.
  • D. ambas estão incorretas, porque confundem os objetivos e características tanto do diagnóstico organizacional como de suas duas modalidades.
  • E. II está correta; a alternativa I está incorreta ao afirmar que o diagnóstico organizacional é um processo não sistematizado.