Imagem de fundo

O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente...

O planejamento, a implementação e a oferta de serviços de informação, tanto em ambiente digital quanto em ambiente tradicional, devem ter como foco central o usuário, incluindo seu comportamento, suas necessidades, suas demandas, suas expectativas e suas atitudes em relação à informação.

Ainda acerca desse tema, assinale a opção correta.

A

Estudos de usuários são indicados para bibliotecas convencionais, enquanto estudos de comportamento informacional são realizados no contexto de serviços de informação em ambiente digital, como bibliotecas digitais e repositórios institucionais.

B

Questionário, entrevista, observação e análise do conteúdo são métodos de análise de dados quantitativos amplamente utilizados em estudos de usuários.

C

Entre as variáveis que influenciam as necessidades de informação dos usuários, aquelas relacionadas a fatores demográficos dizem respeito à situação da necessidade específica, premência interna e externa, grau de urgência e complexidade, ou seja, as de fácil ou de difícil solução.

D

Com a intenção de identificar e entender as necessidades e o comportamento informacional, a abordagem do Sense-Making, de Brenda Dervin, enfatiza o aspecto processual de construção da informação pelo indivíduo e considera que, na busca de criação de significado, as pessoas se movem ao longo de um continuum de tempo-espaço em constante mutação.

E

As proposições da abordagem do estado anômalo do conhecimento sugerem que as necessidades de informação têm sua gênese nas necessidades fisiológicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, não se tratando, portanto, de necessidade primária, mas sim secundária.