Imagem de fundo

Os resumos podem ser divididos em dois grupos: os que apresentam um julgamento sobre o ...

Os resumos podem ser divididos em dois grupos: os que apresentam um julgamento sobre o documento original e os que não apresentam julgamento. Os resumos do primeiro grupo apoiam-se na análise, como é o caso do resumo crítico e da resenha, enquanto os do segundo grupo focam na compreensão, caso dos resumos informativo e indicativo. A afirmativa acima está

A

correta; os resumos do primeiro grupo incluem também a sinopse e o sumário e os do segundo grupo incluem ainda a recensão e o comentário.

B

correta; os resumos do primeiro grupo servem ao trabalho acadêmico e os do segundo grupo servem para indicar a importância da obra para a sua área.

C

correta; os dois grupos representam o conteúdo do documento original, diferindo quanto à sua função, tipos e características.

D

incorreta; os resumos informativo e indicativo fazem parte do primeiro grupo e o resumo crítico e a resenha incluem-se no segundo grupo.

E

incorreta; os resumos não devem conter julgamento, mas apresentar, de maneira concisa, os pontos relevantes de um documento.