Biblioteconomia Planejamento, gestão da informação e do conhecimento Gestão do conhecimento Resumos e índices: tipos e funções.

Em relação aos resumos, considere:

I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.

II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.

III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.

IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livros, e até 300 palavras para livros e teses.

V. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, como em: A resolução de conflitos no trabalho que comprometem a produtividade exige uma reorganização estrutural para reduzir a instabilidade social e/ou um programa de treinamento para reduzir conflitos de ponto de vista.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.