Imagem de fundo

A indexação ou a representação temática é a ação de descrever e identificar um document...

A indexação ou a representação temática é a ação de descrever e identificar um documento de acordo com o seu assunto. Sobre a indexação, analise as afirmativas a seguir.

I. Como atividade integrante do tratamento temático da informação documental, a indexação tem por finalidade conhecer o conteúdo de documentos, identificando termos que representem seu assunto, com o objetivo de referenciá-los para uma melhor recuperação da informação em catálogos e sistemas de recuperação da informação.

II. A indexação surge no contexto da chamada "explosão bibliográfica" após a II Guerra Mundial para o controle bibliográfico em centros de documentação especializados. O conceito surgiu da elaboração de índices e está, hoje, vinculada ao conceito de análise de assunto.

III. A determinação do assunto do documento ocorre por meio da análise conceitual do documento, realizada pela leitura documental.

IV. O bibliotecário não é tido como um sujeito leitor, enquanto indexador, por mais que seja ele que faça a leitura técnica antes de indexar um documento.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

A

I – II – III – IV.

B

II – III – IV.

C

I – II – III.

D

II – III.

E

I – II.