A obtenção das primeiras moléculas orgânicas deve ter sido, provavelmente, uma das etapas mais difíceis de ser superada do que todos os estágios evolutivos seguintes, que culminaram no desenvolvimento de organismos vivos. Os cientistas formularam várias hipóteses sobre processos químicos e físicos na Terra primitiva que poderiam ter contribuído para a formação das primeiras moléculas orgânicas e, posteriormente, das primeiras células. Dentre as descrições a seguir, aquela que corresponde corretamente a uma hipótese formulada é:
Haldane sugeriu que os oceanos primitivos eram uma “sopa primordial”, rica em sais minerais, onde teriam surgido os primeiros seres vivos.
moléculas orgânicas seriam sintetizadas a partir de outras moléculas orgânicas, o que foi comprovado no experimento de Stanley-Miller.
soluções de aminoácidos em contato com areia quente, argila ou rocha produziriam polímeros que teriam originado os primeiros seres heterotróficos.
a vida teria se iniciado em fontes hidrotermais, nas profundezas dos oceanos primitivos, segundo os defensores da hipótese autotrófica.
Oparin propôs que a energia proveniente de reações químicas teria originado compostos orgânicos na atmosfera primitiva.