Imagem de fundo

“[...] Há cerca de 2,7 bilhões de anos, que os processos...

“[...] Há cerca de 2,7 bilhões de anos, que os processos fotossintéticos fazem com que as plantas verdes misturem água e sais minerais (vindos de baixo) com luz solar e dióxido de carbono (vindos de cima), estabelecendo as interações entre a litosfera/hidrosfera da Terra e sua atmosfera. Os relâmpagos transformaram o nitrogênio da atmosfera no fertilizante primordial, indispensável ao desenvolvimento da biomassa na Terra. Dessa forma, os processos fotossintéticos convertem luz solar em energia química na forma de carboidratos, os quais são a base da alimentação dos organismos superiores, inclusive do ser humano”.


(Aldo Rebouças, Uso inteligente da água. São Paulo: Escrituras, 2004.p.23).


Com relação à modificação do meio abiótico pelos seres vivos, assinale a alternativa INCORRETA:


A

A retirada progressiva do CO2 da atmosfera da Terra pelos processos geológicos e biológicos contribuiu para a diminuição das temperaturas, possibilitando a formação de amplas coberturas de gelo.


B

Dentro do contexto, a Terra deve ser considerada como um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para o seu funcionamento e de autorregular-se.


C

Na visão holística atual, somos levados a considerar que, sem água, não haveria vida na Terra, da mesma forma que, sem vida, a água não ocorreria na forma líquida em tão grande abundância.


D

O nitrogênio é muito importante para os seres vivos, pois faz parte da composição das proteínas e dos ácidos nucléicos. Os seres nitrificantes são fundamentais ao ciclo do nitrogênio, pois são responsáveis pelo seu retorno para a atmosfera.