Texto XV
Texto-base para a questão 36.
A biologia do envelhecimento
O tamanho dos telômeros interfere diretamente no bom funcionamento dos cromossomos. As pessoas com telômeros maiores têm um risco menor de desenvolver doenças que surgem com o envelhecimento. A pergunta que o meio científico faz, portanto, é: quais são as coisas que agridem os telômeros e que poderiam encurtar a nossa vida? E quais protegem os telômeros e poderiam aumentar essa sobrevida e adiar o envelhecimento? Pois, ao proteger essas estruturas, seriam reduzidas as possibilidades de surgirem doenças como a diabetes e o câncer - como os telômeros estão envolvidos com a replicação celular, uma vez que se desgastam, podem começar a replicar células de forma errada, dando origem às células cancerígenas.
Disponível em: https://www .ufrgs.br/ciencia/a-biologia-do-envelhecimento/. Acesso em: 11 mar. 2022. (Adaptado)
Acerca da biologia telomérica, assinale a alternativa CORRETA:
O sentido da síntese do telômero, como o de todas as sínteses de DNA, é 3'5'.
A polimerase da telomerase é uma DNA polimerase dependente de DNA.
Os telômeros podem ser considerados "relógios mitóticos"; o seu comprimento, na maior parte das células, está inversamente relacionado ao número de vezes que as células sofreram divisão.
A telomerase contém uma enzima que atua como transcriptase reversa e um pequeno fragmento de RNA catalítico que atua como iniciador.
A região telomérica apresenta 80% de DNA codificante, por isso a importância de impedir o ataque de nucleases através da ativação dos sistemas de reparo.