A conservação e o manejo adequado da biodiversidade em ambientes aquáticos são temas prioritários na pauta de discussão de vários segmentos da sociedade. Os ecossistemas marinhos e seus recursos biológicos estão sendo destruídos mais rapidamente do que podemos conhecê-los ou utilizá-los de forma sustentável. Uma atividade de campo foi realizada no litoral e alguns organismos coletados estão representados abaixo:
Fonte: Adaptado de BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
Sobre esses organismos e o seu Filo correspondente, é INCORRETO afirmar que:
os espécimes representados estão enquadrados no Filo Cnidaria, sendo importantes constituintes das cadeias alimentares marinhas.
no Filo Cnidaria, a maioria das espécies é marinha, havendo algumas espécies que habitam com sucesso o ambiente de água doce.
os organismos representados são constituintes de um Filo de invertebrados que se caracterizam por possuírem estruturas urticantes denominadas cnidas, frequentemente designadas como nematocistos, que possuem uma ampla variedade de funções, incluindo a captura de presas e defesa.
o envenenamento por espécies do Filo Cnidaria - Classe Scyphozoa, como por exemplo, a caravela portuguesa (Physalia) e certas espécies de anêmonas-do-mar, podem provocar queimaduras bastante dolorosas e, às vezes, perigosas.
os cnidários são considerados organismos polimórficos, observando-se em muitas espécies a presença tanto de uma fase de pólipo como de uma fase de medusa. Esse fato permitiu ampliar suas possibilidades ecológicas.