A ciência, segundo uma visão tradicional e objetivista, é um tipo de conhecimento “adquirido por métodos rigorosos, sistematizados e suscetíveis de serem ensinados”. Pode, ainda, ser entendida como “conhecimentos racionais, obtidos por meio de métodos verificáveis e concretos referentes a objetos de igual natureza”.
NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015. p. 126.
O conhecimento científico abrange fatos e fenômenos perceptíveis pelos sentidos mediante o emprego de instrumentos, técnicas e recursos de observação.
Acerca do conhecimento científico, é correto afirmar que ele é considerado
assistemático, uma vez que a organização das experiências não visa a uma sistematização das ideias, nem na forma de adquiri-las, nem na tentativa de validá-las.
contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por intermédio da experiência, e não apenas por meio da razão.
verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito ao que se pode perceber no dia a dia.
acrítico, já que, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos sejam reais não se manifesta de uma forma crítica.
infalível e exato, porque, na busca da realidade, seus postulados e suas hipóteses não são submetidos ao teste da observação, mas se baseiam apenas na experiência.