A mitose, também chamada de cariocinese, é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas idênticas que apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. A mitose é um processo que ocorre continuamente nas células e se estabelece, numa classificação apenas didática, em cinco fases distintas: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase, como mostra a figura a seguir.
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma afirmativa incorreta em relação as fases da divisão mitótica.
Anáfase: é a fase mais curta da mitose, ocorre a separação simultânea das cromátides-irmãs, que se movem em direção aos polos opostos da célula. Ocorre o alongamento da célula e, em cada extremidade, observa-se um conjunto completo de cromossomos. Deste modo, no final da anáfase, cada polo terá o número igual de cromossomos aos da célula-mãe, contudo, com um só filamento cada um.
Prófase: é a primeira etapa da mitose. Nessa fase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico. Cada cromossomo duplicado está presente como duas cromátides-irmãs, unidas através de seus centrômeros.
Metáfase: é a fase da mitose em que os cromossomos, presos ao fuso acromático pelo centrômero, ocupam a região mediana da célula e alinham-se formando a placa equatorial com as cromátides-irmãs. Nessa fase da divisão mitótica, tanto o envoltório nuclear quanto o nucléolo estão bastante evidentes na célula.
Prometáfase: embora não seja descrita por todos os autores, alguns cientistas defendem que ela é a fase intermediária que ocorre entre a prófase e a metáfase. É uma fase curta da divisão mitótica, caracterizada pela desintegração da membrana nuclear, com os cromossomos continuando a se condensar. No centrômero dos cromossomos, é observado o cinetócoro que serve de local para a ligação com os microtúbulos.