Após a discussão sobre os sistemas humanos, o professor pediu aos alunos que levassem casos de distúrbios encontrados na família. Na aula seguinte, um dos alunos comentou que um tio foi para o hospital porque estava com dor abdominal muito forte e que o médico indicou que seu tio bebesse bastante água para que a pedra fosse expelida de forma natural. O aluno perguntou para o professor se a pedra que seu tio precisa eliminar é proveniente de algum alimento que tinha na sua composição uma pedra não vista pelo seu tio no momento da alimentação.
Vários alunos levantaram diferentes hipóteses em aula, e o professor explicou de forma correta aos alunos que
a pedra é formada no sistema urinário, como nos rins, devido ao alto consumo de sais e proteínas na alimentação e baixa ingestão de água.
a pedra está localizada no sistema digestivo, devido ao alto consumo de compostos sólidos na alimentação, como proteínas, que não foram corretamente digeridas.
a pedra que causou dor abdominal no tio está localizada no apêndice, devido ao consumo de compostos sólidos e, caso não seja expelida com as fezes, é necessário retirar o apêndice.
a pedra é formada pelo próprio organismo devido ao acúmulo de sais no sistema reprodutor masculino, como na uretra, levando a dores abdominais intensas.