A replicação ou duplicação do DNA ocorre na fase “S” da Interfase, sendo importante para manutenção da hereditariedade, ou seja, é quando uma molécula de DNA origina outra, através da abertura da dupla fita, fazendo com que cada fita molde origine sua fita complementar, motivo pelo qual esta reação é chamada semiconservativa. Neste sentido, a duplicação do DNA é importante para a manutenção adequada do funcionamento do organismo, regeneração de tecidos, bem como repasse das informações genéticas aos descendentes, entre outros. Com relação a este processo, assinale a alternativa incorreta.
O processo de replicação ocorre no sentido 5’ para 3’, pois na extremidade 5’ existe um fosfato e na extremidade 3’ uma hidroxila, os quais se unem formando uma ligação fosfodiéster.
A enzima DNA-polimerase é a responsável por abrir a cadeia da fita molde e sintetizar as bases complementares na fita nova que será pareada.
Somente após a síntese de um prímer que a enzima DNA-polimerase irá adicionar os desoxirribonucleotídeos, e no fim, o prímer será retirado.
Em células procarióticas a duplicação do DNA ocorre em vários pontos, já em células eucarióticas a duplicação do DNA ocorre em apenas um ponto, pontos estes formados por uma sequência específica de reconhecimento da enzima.