Em drosófila, a cor do corpo pode ser amarela ou preta. Moscas de corpo preto cruzadas entre si sempre geram descendentes de corpo também preto. Porém, moscas de corpo amarelo cruzadas entre si podem gerar descendentes de corpo amarelo ou preto. Algumas moscas apresentam uma mutação recessiva que causa um defeito nas asas, gerando o fenótipo asa vestigial. Um pesquisador cruza moscas de corpo amarelo e asas normais com moscas de corpo preto e asas vestigiais. Desse cruzamento, são obtidos híbridos (F1) com corpo amarelo e asas normais. Esses híbridos são submetidos a um cruzamento-teste com moscas de corpo preto e asas vestigiais, obtendo-se: 40 moscas de corpo amarelo e asas normais; 40 moscas de corpo preto e asas vestigiais; 10 moscas de corpo amarelo e asas vestigiais; e 10 moscas de corpo preto e asas normais. Quanto à herança das características cor do corpo e asas, conclui-se que são determinadas por:
Dois genes; cada gene com dois alelos; sendo que os alelos para corpo amarelo e asas normais são epistáticos sobre os demais alelos.
Dois genes; cada gene com dois alelos; sendo que os genes estão localizados no mesmo cromossomo a uma distância de 80 cM.
Dois genes; cada gene com dois alelos; entre os alelos de cada gene ocorre dominância completa e os genes segregam independentemente.
Dois genes; cada gene com dois alelos; entre os alelos de cada gene ocorre dominância incompleta e os genes segregam dependentemente.
Dois genes; cada gene com dois alelos; sendo que os genes estão localizados no mesmo cromossomo a uma distância de 20 cM.