O nitrogênio é essencial aos seres vivos, pois é um constituinte básico dos ácidos nucléicos e dos aminoácidos e proteínas. Embora esteja presente em grande quantidade na atmosfera, cerca de 70% da atmosfera corresponde a nitrogênio gasoso, não é assimilado diretamente pela maioria dos organismos. O reservatório do nitrogênio é a atmosfera, portanto, um ciclo gasoso, mas grande parte das transformações necessárias para tornar esse elemento biodisponível acontece no solo sob a ação de microrganismos. Na ciclagem do nitrogênio, o uso inadequado do solo, as queimadas, o desmatamento e a aplicação de fertilizantes nitrogenados pode levar à alteração da microbiota edáfica, assim como alterações atmosféricas em decorrência de poluentes.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A aplicação de fertilizantes nitrogenados destrói boa parte da microbiota do solo, determinando diminuição ou ausência dos processos de fixação desse elemento, decomposição da matéria orgânica, nitrificação e denitrificação.
O uso de fertilizantes, o aumento das plantações de leguminosas e a eliminação de óxidos de nitrogênio a partir da atividade humana promovem um aumento na disponibilidade desse elemento.
O desmatamento em grande escala, sem planejamento, facilita a ocorrência de erosão e, portanto, a perda de nutrientes nitrogenados localizados, principalmente nas camadas mais profundas do subsolo
A utilização de biocombustíveis pelo homem libera óxidos de nitrogênio que, juntamente com os óxidos de enxofre, são importantes na acidificação dos ecossistemas.
os óxidos de nitrogênio na presença de radiação ultravioleta reagem com o monóxido de carbono produzido por motores de veículos automotores, gerando um smog fotoquímico tóxico para vegetais e para animais.