Forças seletivas agindo em plantas que crescem em habitats semelhantes, mas em diferentes partes do mundo, podem fazer com que espécies não relacionadas assumam aparência similar.
Espécies de Euphorbia (Euphorbiaceae), Echinocereus (Cactaceae) e Hoodia (Asclepiadaceae) ocorrem em continentes distintos. Embora apresentem o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM), as três são derivadas de plantas com fotossíntese com estratégia C3.
(RAVEN, P. H. at al. E. Biologia Vegetal. RJ: Editora Guanabara Koogan, 1996. Adaptado.)
Sabendo que as três espécies não possuem um ancestral comum recente, o metabolismo ácido das crassuláceas surgiu nelas independentemente por
evolução divergente. Os vegetais CAM são adaptados a ambientes áridos, economizando água ao manterem os estômatos fechados durante o dia.
evolução convergente. Os vegetais CAM são adaptados a ambientes áridos, economizando água ao manterem os estômatos fechados durante o dia.
evolução divergente. Os vegetais CAM são adaptados a ambientes quentes, economizando água ao manterem os estômatos fechados durante a noite.
evolução convergente. Os vegetais CAM são adaptados a ambientes quentes, economizando água ao manterem os estômatos fechados durante a noite.
evolução divergente. Os vegetais CAM são adaptados a ambientes secos, economizando água ao manterem os estômatos fechados durante o dia e a noite.