O conhecimento dos principais mecanismos de defesa imune contra os múltiplos agentes infecciosos permite a compreensão da patogênese das doenças infectoparasitárias e das várias fases do hospedeiro e do parasita. O sistema imunológico trabalha em uma rede que envolve a participação de muitos componentes estruturais, moleculares e celulares. Nesse cenário, encontra-se o equilíbrio entre a saúde e a doença, na qual tanto a deficiência quanto o exagero terminam em dano tecidual. Sobre os principais aspectos que norteiam esse processo, assinale a alternativa correta.
A resposta Th1 está relacionada com a defesa contra os helmintos e bactérias extracelulares, enquanto a resposta Th2 está relacionada com a defesa contra protozoários, bactérias intracelulares e vírus.
Os fungos são os microrganismos que mais ocasionam infecções no homem.
As células T podem exercer sua função através da citotoxicidade mediada por células Beta ou através da secreção de citocinas, que vão inativar macrófagos para acabar com os agentes extracelulares.
Os anticorpos sozinhos não possuem a capacidade de destruir bactérias, mas podem neutralizar os microrganismos, evitando sua ligação com o tecido do hospedeiro.