Imagem de fundo

As transformações nas características dos seres vivos caracterizam um fenômeno complexo...

As transformações nas características dos seres vivos caracterizam um fenômeno complexo, que está associado a adaptações a diferentes ambientes e à origem da biodiversidade que hoje conhecemos. Entre os processos fundamentais que impulsionaram essas mudanças, encontram-se a evolução convergente e a irradiação adaptativa, associadas ao surgimento de características análogas e homólogas.


Analise as afirmativas abaixo, colocando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.


( ) Características análogas resultam de um processo de evolução divergente em que diferentes grupos evoluem com características semelhantes devido a pressões ambientais semelhantes.

( ) Estruturas homólogas possuem uma origem evolutiva comum e podem apresentar funções distintas em diferentes organismos, como é o caso dos membros anteriores de vertebrados e suas variações funcionais.

( ) A presença de asas em morcegos e em insetos é um exemplo de característica análoga, pois essas asas evoluíram de forma independente em grupos não relacionados.

( ) Características homólogas, como ossos do braço em humanos, membros anteriores em cães e nadadeiras peitorais em baleias, são evidências de um ancestral comum e demonstram um processo de evolução convergente.

( ) A evolução convergente, que resulta em características análogas, ocorre quando organismos relacionados desenvolvem características semelhantes devido à adaptação a ambientes diferentes.

( ) Características análogas podem fornecer evidências sobre a adaptabilidade dos organismos a ambientes semelhantes, enquanto características homólogas fornecem evidências sobre a ancestralidade comum.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A

F – F – V – V – F – F.

B

V – F – F – F – V – V.

C

F – V – V – F – F – V.

D

F – F – V – V – F – V.