Imagem de fundo

Segundo Raven, Evert e Eichhorn (2014), “a transpiração –...

Segundo Raven, Evert e Eichhorn (2014), “a transpiração – por vezes chamada ‘mal inevitável’ – pode ser extremamente prejudicial à planta. A transpiração em excesso (perda de água excedendo a sua absorção) retarda o crescimento de muitas plantas e mata muitas outras por desidratação. Apesar de sua longa história evolutiva, as plantas não desenvolveram uma estrutura que favorecesse a entrada de dióxido de carbono, essencial à fotossíntese, e ao mesmo tempo desfavorecesse a perda de vapor de água pela transpiração. Entretanto, muitas adaptações especiais minimizam a perda de água enquanto promovem o ganho de dióxido de carbono”. Sobre a perda de água pelas plantas vasculares e adaptações que a minimizam, assinale a alternativa correta.


A

A cutícula é um revestimento das folhas que diminui a perda de água das plantas para a atmosfera, principalmente devido a um aumento da reflexão dos raios solares.


B

O fechamento dos estômatos diminui a taxa de transpiração da planta e é desencadeado pelas giberelinas.


C

A orientação paralela das microfibrilas de hemicelulose na parede das células-guarda é uma condição necessária para a abertura do poro do estômato.


D

Plantas CAM dependem da absorção de CO2 durante a noite, mantendo seus estômatos fechados durante o dia para evitar o estresse hídrico.


E

Embora os poros estomáticos contabilizarem apenas 20% da superfície foliar total, mais de 90% da água transpirada pelas plantas é perdida pelos estômatos.