O ciclo do nitrogênio é um importante ciclo biogeoquímico. Ele garante a circulação do nitrogênio, utilizado, por exemplo, na formação das proteínas e dos ácidos nucleicos. "O nitrogênio é um nutriente utilizado por vários organismos, sendo essencial para formar proteínas, ácidos nucleicos e outros componentes das células."
Sobre o ciclo do nitrogênio, assinale a alternativa INCORRETA:
Apesar de ser encontrado em grande quantidade na atmosfera, o gás nitrogênio não é utilizado pela maioria dos organismos vivos, os quais são incapazes de fixar e incorporar à matéria viva o nitrogênio atmosférico. Entre os organismos capazes de utilizar esse nitrogênio, estão alguns tipos de bactérias.
A fixação do nitrogênio atmosférico com a ajuda, principalmente, de bactérias. Sem dúvidas, as bactérias mais importantes para essa etapa são as bactérias do gênero Rhizobium, as quais vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, como feijão, ervilha e soja.
Quando os decompositores começam a atuar na matéria orgânica nitrogenada, liberam amônia (NH3) no ambiente. Essa amônia combina-se com a água do solo e forma o hidróxido de amônio, que se ioniza e produz o íon amônio (NH4+) e a hidroxila (OH-).
As bactérias que realizam nitrificação são chamadas de bactérias denitrificantes. Bactérias dos gêneros Rhizobium e Azotobacter convertem amônia (NH3) em nitrito (NO2-), e as Nitrobacter convertem nitrito( NO2- ) em nitrato (NO3-).
As bactérias do gênero Rhizobium, por exemplo, são importantes nesse ciclo, uma vez que vivem associadas às plantas leguminosas, ajudando na fixação do nitrogênio. Além das bactérias do gênero Rhizobium, as bactérias dos gêneros Azotobacter e Clostridium e certas cianobactérias são capazes de fazer a fixação.