Pelo conceito biológico, espécie é definida como uma população de organismos naturais que se entrecruzam e que estão isolados reprodutivamente de grupos semelhantes por características biológicas ou biogeográficas. Entretanto, para organismos fósseis, exclusivamente assexuados ou híbridos viáveis e férteis, define-se espécie como uma única linhagem de população ancestral-descendente que mantém sua identidade em relação a outras linhagens e que possui sua própria tendência evolutiva e destino histórico.
COLLEY, E.; FISCHER, M. L. Especiação e seus mecanismos: histórico conceitual e avanços recentes. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 20, n. 4. 2013 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Populações geograficamente isoladas de uma mesma espécie ancestral podem, por especiação alopátrica, originar novas espécies que se distinguem por seu isolamento reprodutivo.
PORQUE
II. A vicariância e a dispersão podem atuar diretamente como agentes temporais, sendo a extinção o resultado de um processo de inadequação de características de populações naturais e ancestrais-descendentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.