Imagem de fundo

A área central do Cerrado limita-se com quase todos os...

A área central do Cerrado limita-se com quase todos os biomas, à exceção dos Campos Sulinos e os ecossistemas costeiro e marinho, mas existem também encraves de Cerrado na Amazônia, na Caatinga e na Mata Atlântica. Tais áreas são remanescentes de um processo histórico e dinâmico de contração e expansão das áreas de Cerrado e de florestas, provocado por alterações climáticas ocorridas no passado.


Fonte: Ludmilla Moura de Souza Aguiar, Amabílio José Aires de Camargo. Cerrado: ecologia e caracterização. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados; Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.


Sobre o Cerrado marque a alternativa CORRETA.


A

Essa dinâmica histórica provocou grandes transformações nos tipos de solos encontrados na paisagem do Cerrado, sendo esse bioma, o que contém a maior amostra de tipos de solos já descritos no Brasil.


B

Essa dinâmica histórica provocou grandes transformações na preservação das áreas de Cerrado, haja vista, que o mesmo ficou mais susceptível à ação de queimadas espontâneas.


C

Essa dinâmica histórica provocou grandes transformações químicas no ambiente de Cerrado gerando, inclusive, a formação de novas substâncias químicas que foram recentemente incorporadas à tabela periódica.


D

Essa dinâmica histórica provocou grandes transformações na biodiversidade do Cerrado, sendo que boa parte dessa riqueza pode ser explicada pela existência de um mosaico natural de ecossistemas que compartilham a paisagem do Cerrado.


E

Essa dinâmica histórica provocou grandes transformações nos aspectos físicos desse bioma, especialmente, no que se relaciona às variações de temperatura e radiação, tornando-o mais propenso à extensas variações térmicas e a maiores níveis de radiação solar.