

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As Espécies Reativas de Oxigênio (EROS), como o ânion superóxido (O2•⁻) e o radical hidroxila (OH•) são produzidas naturalmente no metabolismo celular, principalmente durante a respiração mitocondrial. As enzimas antioxidantes celulares SOD (Superóxido Dismutase) e catalase atuam no combate aos efeitos dessas EROS da seguinte maneira:
atuando como transportadoras de elétrons na cadeia respiratória, prevenindo a formação inicial de EROS na membrana mitocondrial
sequestrando metais de transição, como o Ferro, que são necessários para a formação de EROS através da reação de Harber-Weiss e Fenton
catalisando a conversão das EROS altamente reativas em moléculas menos reativas e inofensivas, como o oxigênio molecular (O2) e a água (H2O)
reduzindo o potencial de membrana mitocondrial, desacoplando a fosforilação oxidativa para evitar a produção excessiva de ATP e, consequentemente, de EROS