

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Durante o período da pandemia de COVID-19, um dos sintomas mais preocupantes observados em pacientes com infecção moderada a grave foi a dificuldade para respirar, acompanhada de tosse seca e diminuição na oxigenação do sangue. Nesse caso, recorre ao serviço hospitalar um homem de 58 anos, com antecedentes de hipertensão, que procurou atendimento médico devido à febre, fadiga e respiração rápida. A tomografia computadorizada mostrou inflamação nos alvéolos pulmonares e acúmulo de líquido em parte do tecido pulmonar, dificultando a troca de gases entre o ar inspirado e o sangue.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos sobre a anatomia do sistema respiratório humano, é correto afirmar que:
Os alvéolos estão situados nas fossas nasais e têm a função de aquecer o ar inspirado.
A traqueia é a principal estrutura responsável pelas trocas gasosas com o sangue.
Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas nos bronquíolos terminais, sendo o local onde acontecem as trocas de gases.
Os brônquios têm como função principal produzir muco que captura partículas de poeira durante a respiração.
A laringe é a estrutura onde ocorre a hematose, por ser rica em vasos sanguíneos.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.