Além de apresentar internamente muitas organelas limitadas por membrana, no interior de células eucariontes encontramos um conjunto de fibras finas e longas denominado de citoesqueleto. Como mostrado no esquema ao lado, três tipos de fibras proteicas constituem o citoesqueleto de células animais: microtúbulos; filamentos intermediários e microfilamentos.
Sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
As fibras dos microfilamentos são compostas por monômeros de actina que estabilizam a forma celular, mas também podem estar envolvidas com movimentos celulares como a contração na citocinese centrípeta das mitoses e meioses.
Cílios e flagelos eucariontes são lembrados a partir de microtúbulos especializados, mas não participam da movimentação de componente no interior celular.
Os centríolos formados por feixes de microtúbulos situam-se nos centros organizadores dos microtúbulos, em células que estão se direcionando para a divisão.
Os filamentos intermediários são encontrados apenas em organismos multicelulares, sendo compostos por proteínas da família das queratinas, não resistem à tensão.
Os microfilamentos e os filamentos de miosina dirigem a ação muscular, mas as células musculares devem ter seu citoesqueleto adequadamente ancorado na membrana plasmática e na matriz extracelular, para que lesões celulares não ocorram durante a contração.