Imagem de fundo

A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que algun...

A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que alguns organoides que hoje compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de associações simbióticas estáveis entre diferentes organismos procariontes.


Mais especificamente, essa teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) sugiram a partir da endocitose de cianobactérias e bactérias aeróbias. O esquema ao lado mostra, de forma simplificada, o surgimento de eucariontes a partir de procariontes ancestrais. No esquema, as setas representam as relações evolutivas entre quatro dos cinco Reinos biológicos propostos no modelo classificatório de Whittaker. A ancestralidade eucarionte dos Fungos não é apresentada.


De acordo com as informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:


A

Como evidência da endocitose, temos que tanto mitocôndrias como cloroplastos possuem duas ou mais membranas, e a mais interna tem diferenças na composição em relação às outras membranas da célula e semelhanças com a dos procariotas.

B

Mitocôndrias e cloroplastos se multiplicam por fissão binária como as bactérias, e as Euglenas, que têm seus cloroplastos destruídos por ausência prolongada de luz, se tornam exclusivamente heterótrofas e incapazes de gerar novos cloroplastos.

C

Os fungos compõem um grupo eucarionte à parte, com características semelhantes aos vegetais, com parede, mas, sendo desprovidos de mitocôndrias e cloroplastos, são incapazes de respirar ou fazer fotossíntese, sendo fermentadores por natureza.

D

Pelo menos um membro do protista I representado realizou endossimbiose secundária de monera fotoautotrófico, como as cianobactérias.

E

Tanto as mitocôndrias como os cloroplastos possuem DNA bastante diferente do que existe no núcleo celular e em quantidades semelhantes ao das bactérias.